Resumo:
O presente estudo aborda o tema que engloba preocupações acerca de educação no campo, matemática e desenvolvimento de autonomia, tendo como foco o estudo de matemática a partir de investigações matemáticas que utilizam como contexto a própria realidade cotidiana dos estudantes no campo. Para isso, foi realizada uma pesquisa caracterizada como sendo qualitativa seguindo o percurso metodológico de investigação de campo, que teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de autonomia dos estudantes em sala de aula de matemática em uma turma de 6º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Antônio Batista de Melo, situada na região do Bom Nome, localizada no perímetro do campo, na cidade de Sertânia - PE. Durante a realização das intervenções, foram ministradas aulas em que havia ênfase nas atividades investigativas, havendo participação efetiva dos estudantes. Foi observado a partir dos resultados obtidos que o estudo de matemática sob essa abordagem contribuiu para o desenvolvimento da autonomia desses estudantes, o que leva a considerar a importância de que sejam discutidas possibilidades para pensar o estudo de matemática nessa perspectiva. Desse modo, essa investigação contribui para as discussões acerca do tema na área da área da Educação Matemática.
Descrição:
LIMA.Ricardo Henrique Vieira de. Estudo de matemática e desenvolvimento da autonomia no contexto do campo: uma experiência com uma turma de 6º ano do ensino fundamental. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.