dc.description.abstract |
Nos últimos anos, tem havido muita discussão sobre o ensino e aprendizagem de matemática, particularmente no campo da Educação Matemática, que se concentra na compreensão, interpretação e descrição de fenômenos relacionados ao ensino e à aprendizagem de matemática. Nesse contexto, esta pesquisa buscou investigar a utilização da História da Matemática como uma ferramenta essencial no processo educacional, analisando como os aspectos históricos da matemática podem ser fundamentais para o ensino, tornando as aulas mais significativas para os alunos ao demonstrar como esse conhecimento surgiu de situações concretas do cotidiano. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, considerando a relevância de explorar outras obras relacionadas ao tema para aprimorar as competências de pesquisa. Em seguida, realizamos uma pesquisa de campo na qual tivemos participação direta com o objeto de estudo, favorecendo uma compreensão mais abrangente, e tendo uma percepção da utilização da História da Matemática na prática docente. As informações foram coletadas por meio de um questionário aberto, onde buscamos reunir informações que esclarecessem como os educadores se relacionam com a História da Matemática, sua formação inicial e continuada, e sua visão sobre a utilização da história em suas práticas pedagógicas. Como desdobramento disso, torna-se evidente a urgência de profissionais e escolas se empenharem ainda mais na busca de estratégias de ensino que incorporem as tendências atuais da Educação Matemática. É fundamental destacar a importância acadêmica deste estudo, dado que a História da Matemática se revela como um facilitador crucial no processo de ensino e aprendizagem, ao disponibilizar recursos que estimulam a reflexão sobre a construção do conhecimento matemático. |
pt_BR |