Resumo:
O presente trabalho analisa, sob perspectiva folkcomunicacional, as páginas do periódico de
circulação impressa, O Papagaio, produzido por jovens estudantes por volta do meio da década
de 1940 em Remígio-PB. O objetivo é compreender como o jornal estimulou as relações de sociabilidade dos remigenses na época de sua circulação, utilizando a observação dos elementos folkcomunicacionais propostos por Luiz Beltrão no livro Folkcomunicação - a comunicação dos marginalizados (1980). A perspectiva metodológica envolve, além da análise de 15
exemplares, entrevistas com moradores de Remígio, na Paraíba, que tiveram ligação direta com o jornal, de modo a apreender a memória afetiva sobre os fatos destacados. Ao analisarmos a linguagem presente no periódico, percebemos a presença de elementos folkcomunicacionais, as representações culturais de uma determinada região em um jornal local, a preservação da sua identidade e o impacto na sociedade no período em que circulou (Ano 1946 - Ano 1980). Com base nessa análise, verificamos como a folkcomunicação está presente nos conteúdos que anteriormente eram acessíveis apenas no período de sua veiculação. Pode-se ainda identificar as representações culturais e identitárias desempenhando um papel fundamental na construção da comunicação da sociedade remigense. Os resultados deste estudo confirmam que periódicos impressos se constituem como espaços de memória discursiva bem como as concepções apresentadas por Beltrão estão presentes em distintos campos da comunicação.
Descrição:
SILVA, Luiz Jackson Rodrigues da. Remígio nas páginas do jornal "O Papagaio" numa perspectiva folkcomunicacional. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.