Resumo:
O produto midiático "Sem Lorota - Política Acessível e Sem Enrolação" visa democratizar o acesso à informação política por meio de entrevistas com representantes políticos e especialistas, utilizando uma linguagem acessível, clara e interativa com o público. Foram realizados dois episódios de videocasts transmitidos ao vivo no YouTube, complementados por conteúdos compartilhados no Instagram, abordando assuntos políticos de maneira clara, direta e de fácil entendimento. As entrevistas contaram com a colaboração de Aldair Rodrigues como coapresentador do programa e dos entrevistados Jô Oliveira, vereadora de Campina Grande e o então pré-canditato a prefeitura de Campina, André Ribeiro. Além da contribuição de Kinho Lima com o design. Cada episódio teve uma duração média de 50 a 70 minutos. A produção do videocast, desde a preparação das entrevistas até a transmissão dos episódios, ocorreu ao longo de quatro meses, de março a junho de 2024. O presente relatório inclui os objetivos, fundamentação teórica, detalhamento técnico, cronograma e orçamento. As entrevistas e a interação nas redes sociais visaram aproximar os cidadãos dos debates políticos, promovendo um engajamento cívico mais ativo e consciente, além de divulgar o projeto e alcançar o público alvo. Conclui-se que o "Sem Lorota" pode contribuir significativamente para tornar a política mais acessível e participativa, fortalecendo a democracia ao facilitar o entendimento e a participação da população nos assuntos políticos.
Descrição:
LUCENA, Saramanda Emanuele Silva. Relatório técnico de produto midiático - Sem Lorota: política acessível e sem enrolação. 2024. 47f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.