UEPB - Repositório Digital

Ensino de língua inglesa e os multiletramentos: um estudo de caso em contexto de estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lidianne Rodrigues da
dc.date.accessioned 2024-07-05T14:13:05Z
dc.date.available 2024-07-05T14:13:05Z
dc.date.issued 2024-06-21
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32122
dc.description SILVA, L. R. da. Ensino de língua inglesa e os multiletramentos: um estudo de caso em contexto de estágio supervisionado. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda a prática do ensino de Língua Inglesa voltado para Pedagogia dos Multiletramentos. O objetivo geral desta investigação é investigar como ocorre a utilização dos recursos semióticos e multimodais na produção dos referidos planos de aula, destacando a importância de abordagens pedagógicas que considerem a comunicação multimodal na sociedade contemporânea. Assim sendo, temos como objetivos específicos (i) discutir como esses recursos multimodais influenciam no processo de aprendizagem da Língua Inglesa; (ii) analisar os resultados do uso dos recursos multisemioticos, nas atividades selecionadas, em relação aos desafios e contribuições no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Diante disso, no aporte teórico apresentamos a evolução dos letramentos no contexto da comunicação multimodal, a Pedagogia dos Multiletramentos e a importância da análise e descrição de recursos multimodais na prática educativa. Utilizamos Molinari e Scalabrin (2013), Pimenta e Lima (2006), Freire (1996), Mello (1999), Figueiredo (2019), Duboc (2015), Kalantzis et. al. (2020), Schöniger et. al. (2016), Dionísio (2014), Santaella (1983) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Ao que diz respeito aos termos metodológicos, esta pesquisa é interdisciplinar envolvendo diferentes disciplinas para abordar o fenômeno em questão; interpretativista, pois se baseia na compreensão dos significados subjacentes às ações dos participantes; de abordagem qualitativa sem ser quantificável; com caráter descritivo que busca entender o fenômeno estudado, e de procedimentos de Estudo de Caso que envolve a investigação aprofundada de um caso específico (Moita Lopes, 2006; Andrade e Tanaka (2001); Bortoni-Ricardo, 2008; Minayo, 2014; Moreira, 2006; Godoy, 1995). Como resultados da investigação, concluímos que devemos repensar as abordagens que adotamos em nossas práticas educativas, com base nas teorias dos multiletramentos e na teoria sociocultural. Por muitas vezes se torna evidente que não consideramos todos os aspectos destacados por essas teorias em nossos planejamentos, resultando em uma abordagem superficial em nossas aulas, uma vez que temos nas atividades maior ênfase na gramática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Francisco Gabriel Cordeiro da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.title Ensino de língua inglesa e os multiletramentos: um estudo de caso em contexto de estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta