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Este trabalho aborda a prática do ensino de Língua Inglesa voltado para Pedagogia dos
Multiletramentos. O objetivo geral desta investigação é investigar como ocorre a utilização
dos recursos semióticos e multimodais na produção dos referidos planos de aula, destacando
a importância de abordagens pedagógicas que considerem a comunicação multimodal na
sociedade contemporânea. Assim sendo, temos como objetivos específicos (i) discutir como
esses recursos multimodais influenciam no processo de aprendizagem da Língua Inglesa; (ii)
analisar os resultados do uso dos recursos multisemioticos, nas atividades selecionadas, em
relação aos desafios e contribuições no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Diante disso,
no aporte teórico apresentamos a evolução dos letramentos no contexto da comunicação
multimodal, a Pedagogia dos Multiletramentos e a importância da análise e descrição de
recursos multimodais na prática educativa. Utilizamos Molinari e Scalabrin (2013), Pimenta e
Lima (2006), Freire (1996), Mello (1999), Figueiredo (2019), Duboc (2015), Kalantzis et. al.
(2020), Schöniger et. al. (2016), Dionísio (2014), Santaella (1983) e a Base Nacional Comum
Curricular (Brasil, 2018). Ao que diz respeito aos termos metodológicos, esta pesquisa é
interdisciplinar envolvendo diferentes disciplinas para abordar o fenômeno em questão;
interpretativista, pois se baseia na compreensão dos significados subjacentes às ações dos
participantes; de abordagem qualitativa sem ser quantificável; com caráter descritivo que
busca entender o fenômeno estudado, e de procedimentos de Estudo de Caso que envolve a
investigação aprofundada de um caso específico (Moita Lopes, 2006; Andrade e Tanaka
(2001); Bortoni-Ricardo, 2008; Minayo, 2014; Moreira, 2006; Godoy, 1995). Como
resultados da investigação, concluímos que devemos repensar as abordagens que adotamos
em nossas práticas educativas, com base nas teorias dos multiletramentos e na teoria
sociocultural. Por muitas vezes se torna evidente que não consideramos todos os aspectos
destacados por essas teorias em nossos planejamentos, resultando em uma abordagem
superficial em nossas aulas, uma vez que temos nas atividades maior ênfase na gramática. |
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