Resumo:
O presente estudo teve como objetivo identificar a relevância do uso de jogos pedagógicos como recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem de crianças inseridas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, inicialmente, realizou-se levantamento bibliográfico em busca de identificar - a partir dos autores Vygotski, Piaget, Elkonin, Leontiev, dentre outros– a importância de trabalhar a ludicidade, para além da educação infantil; além de, apresentar propostas para utilização desta, com base nas recomendações da Base Nacional Comum Curricular. Posteriormente, seguiu-se com pesquisa qualitativa realizada com professoras do Ensino Fundamental I de escolas situadas na cidade de Campina Grande, Paraíba. Como ferramenta de produção de dados aplicou-se questionário construído para esta pesquisa, cujo objetivo foi identificar a percepção de benefícios no desenvolvimento de alunos com a utilização de jogos como recurso pedagógico. Os resultados apontam que a prática educacional com a utilização de jogos auxilia o fazer docente além de favorece o desenvolvimento do aluno em aspectos cognitivo, sócioemocional e motor, também abre um leque de possibilidades para a prática docente, facilitando a atuação dos professores e minimizando os impactos negativos que venha está presente em sua sala de aula.
Sendo assim, é de suma importância que os profissionais que atuam na área da educação, em especial, nas séries iniciais do ensino fundamental, conheçam os benefícios da utilização de jogos como ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, resultando em uma educação plena do aluno.
Descrição:
FELIX, F. M. Jogos como ferramenta nos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental: anos iniciais. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.