UEPB - Repositório Digital

A relação entre o planejamento e o ensino de inglês em contexto de educação infantil: um estudo de caso com uma professora em formação inicial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Mayra Renaly das Merces
dc.date.accessioned 2024-07-05T14:43:27Z
dc.date.available 2024-07-05T14:43:27Z
dc.date.issued 2024-06-21
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32139
dc.description SILVA, M. R. M. A relação entre o planejamento e o ensino de inglês em contexto de educação infantil: um estudo de caso com uma professora em formação inicial. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Na perspectiva de formação inicial de professores de inglês crítico-reflexivos e diante da sua prática de ensino da língua inglesa para crianças, percebemos que a construção do professor precisa sempre está sendo aperfeiçoada para o aprimoramento do profissional da educação e para um planejamento de ensino mais completo. Nesses termos, destacamos a importância de docentes preparados para o ensino com a educação infantil, que busca transformação e reflexão da sua responsabilidade na prática pedagógica para o planejamento de aulas para crianças. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo geral investigar como se deu esse percurso didático-pedagógico empenhado na minha construção de professora, diante de um conjunto de tomada de decisões e ações para o desenvolvimento e o planejamento de duas aulas para ensino da educação infantil. Especificamente, objetivamos (I) analisar duas versões distintas de planos de aula voltados para uma turma do ensino infantil e (II) refletir sobre o exercício da prática docente durante o percurso didático-pedagógico. Em termos metodológicos, essa pesquisa se realiza no escopo investigativo da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2006), e classifica-se como sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa (Flick, 2004), cujo objetivos são descritivos e utilizando o procedimento de estudo de caso (Yin, 2001.,Ventura, 2007). Nosso corpus analítico é composto por dois planos de aula voltados para o ensino infantil, reflexões sobre o processo de produção dos planos e reflexões sobre as práticas do professor na sala de aula. Quanto ao aporte teórico para desenvolvimento desta pesquisa, traçamos os seguintes aparatos teóricos, como Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (Freire 2004), A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica (Perrenoud, 2002), Formação de professores na Educação Infantil: conquistas e realidades (Gomes, 2018), Educação Infantil; Princípios e fundamentos (Nono, 2016), e Didática geral, (Piletti, 2004). Na análise de dados do estudo, investigamos os planos de aula, refletindo sobre a minha atuação no planejamento de ensino e nas minhas práticas pedagógicas. Sendo assim, constatamos de que maneira a minha formação na academia e as práticas pedagógicas em sala de aula foram sendo moldadas ao decorrer destas experiências e o aperfeiçoamento do planejamento de ensino de inglês na educação infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Francisco Gabriel Cordeiro da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente Inicial pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Planejamento de ensino pt_BR
dc.title A relação entre o planejamento e o ensino de inglês em contexto de educação infantil: um estudo de caso com uma professora em formação inicial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta