UEPB - Repositório Digital

Era uma vez três irmãos: uma proposta de ensino de literatura através de os contos de Beedle, o bardo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Maria Daniely da Silva
dc.date.accessioned 2024-07-05T14:47:49Z
dc.date.available 2024-07-05T14:47:49Z
dc.date.issued 2024-06-17
dc.identifier.issn CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32141
dc.description SOARES. M. D. da S. Era uma vez três irmãos: uma proposta de ensino de literatura através de os contos de Beedle, o bardo. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Durante os estudos desenvolvidos nas disciplinas de Literatura da graduação, foi possível perceber o quanto ela é importante e pode ser explorada desde a educação infantil. Essa reflexão automaticamente nos remete à falta de espaço e de prioridade da Literatura no contexto das aulas de Língua Inglesa. Diante disso, surge a necessidade de estimular uma reflexão semelhante, e assim, a ideia de um trabalho que propõe um modelo de sequência básica para o ensino de Literatura nas aulas de Língua Inglesa na educação básica. Sendo assim, surge o questionamento: Como utilizar Os Contos de Beedle, o Bardo como ferramenta para o ensino de literatura nas aulas de inglês? Sendo assim, traçamos como objetivo geral analisar o uso da obra Os Contos de Beedle, O Bardo como uma ferramenta para o ensino de literatura nas aulas de língua inglesa da sétima série do fundamental II, mediante sua relevância para a formação literária e cultural dos estudantes. E como específicos a) Analisar como os elementos literários presentes na obra podem ser utilizados para o ensino de literatura nas aulas de língua inglesa, estimulando a leitura e a interpretação dos alunos; b) Relacionar o ensino de literatura através da obra com o ensino de gramática e vocabulário, e o desenvolvimento de habilidades dos eixos oralidade, leitura e escrita. A fundamentação teórica conta com pesquisadores renomados na área de ensino de literatura, bem como documentos oficiais que orientam as práticas de ensino. Dessa forma, serão abordados os conceitos de Candido (1995), Cosson (2016), Freire (2011), Moises (2011), Tinoco e Stephani (2014), além dos documentos oficiais como a BNCC e os PCNs. A presente pesquisa possui um caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa dos elementos conceituais que constituem o tema. Em suma, a presente pesquisa buscou enfatizar a relevância da literatura, especialmente quando inserida dentro do contexto de sala de aula, sendo apontada como uma ferramenta para despertar nos alunos o interesse pela leitura e o exercício das habilidades de compreensão e interpretação de textos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Thiago Rodrigo de Almeida Cunha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Sequência básica pt_BR
dc.title Era uma vez três irmãos: uma proposta de ensino de literatura através de os contos de Beedle, o bardo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta