Resumo:
O presente trabalho irá explorar a literatura infantil afro-brasileira e indígena como instrumento de mudança, ressignificação e reconstrução da imagem negativa imposta por muito tempo na sociedade pela cultura eurocêntrica. Desse modo, busca-se trazer contextualizações sobre a importância dessas literaturas para as crianças e uma síntese do percurso vivenciado na literatura pelos negros e indígenas para a inclusão de suas escritas no meio social, evidenciando o destaque das literaturas infantis como precursoras de uma educação inclusiva, antirracista que procura trabalhar a autoestima e valorização da cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. O objetivo principal foi analisar obras literárias infantis afro-brasileiras e indígenas, e suas contribuições significativas para as crianças, buscando demonstrar como a literatura infantil étnico-racial cria um espaço inclusivo, de respeito à diversidade. Para escrita desta pesquisa foram estudados autores/as como: Silva (2007), Coelho (2000), Bastide (1973), Castilho (2004), Gomes (2002), Santos (2009), Carvalho (1997), Graúna (2019), Krenak (2018), entre outros. Bem como, a Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o Estatuto de Igualdade Racial, Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. A metodologia utilizada se enquadra em pesquisa bibliográfica e documental, com análise de conteúdo qualitativa. Os resultados apontam para as contribuições no processo educativo e no desenvolvimento das crianças referente ao respeito à diversidade, empatia e entendimento de pertencer a um país formado pela diversidade cultural que compõe a sociedade brasileira.
Descrição:
AZEVEDO, R. H. A literatura infantil afro-brasileira e indígena: como instrumento de inclusão étnico-racial. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.