Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar os discursos sobre o “namoro líquido” nas redes sociais, com foco no Twitter, partindo do pressuposto da importância histórica e cultural do namoro como instituição social. Utilizando-se de uma abordagem documental e descritiva, foram analisados tweets que faziam menção ao conceito do “namoro líquido”, destacando-se o na aba de pesquisa as seguintes palavras chaves: “ficante” ou “ficante sério”. A pesquisa adotou uma perspectiva teórica fundamentada nos Estudos Discursivos Foucaultianos, explorando conceitos como poder, formação discursiva, vontade de verdade e discurso, além dos postulados de Bauman sobre a modernidade líquida. Os resultados revelaram uma prevalência dos discursos que valorizam a liquidez atual nas relações afetivas, refletindo as condições de possibilidade em que esses discursos surgiram. Conclui-se que a circulação do discurso sobre o “namoro líquido” nas redes sociais contribui para a naturalização dessa nova configuração de relacionamento entre sujeitos, mas também destaca a necessidade de uma reflexão mais profunda acerca da vontade de verdade como influência das dinâmicas sociais e culturais sobre essa representação amorosa.
Descrição:
FERREIRA, E. B. C. A vontade de verdade do discurso do "namoro líquido" no Twitter. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.