Resumo:
O objetivo do presente trabalho foi analisar as características epistemológicas e didáticas que envolvem o conceito de produtos notáveis como conteúdo do Ensino Fundamental. Inserido nas discussões da Didática da Matemática, o estudo se interessa pelos aspectos epistemológicos e didáticos do processo de transposição didática deste saber no Ensino Fundamental. Nossa questão norteadora buscou responder a seguinte pergunta: quais aspectos epistemológicos e didáticos envolvem o processo de transposição didática de produtos notáveis na álgebra escolar? Elegemos como conteúdo principal o caso do quadrado da soma de dois termos. Investigamos livros de referência utilizados na formação de professores para revelar aspectos epistemológicos, bem como a análise comparativa entre livros didáticos antes da Base Nacional Comum Curricular e após sua promulgação. Os resultados apontam que epistemologicamente os produtos notáveis estão ligados à combinação e ao triângulo de pascal. Além disso, após a promulgação da base nacional comum curricular, os produtos notáveis passaram a ser ensinados no 8º do Ensino Fundamental, embora somente a habilidade do 9º ano mencione o termo “produtos notáveis”, a análise preliminar indica ainda no Ensino Fundamental o principal contexto para apresentar o uso dos produtos notáveis é o geométrico, principalmente após a implantação dos parâmetros curriculares nacionais
Descrição:
Morato, Maiara da Silva. Ensino de produtos notáveis: considerações epistemológicas e didáticas. 2024. 33f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.