Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo destacar os processos de aprendizagem com relação ao uso das tecnologias, buscando analisar como ocorre esse processo e como as tecnologias podem ajudar, com o intuito de identificar que as tecnologias podem ser usadas para auxiliar os professores a dinamizar a aula e torna-la mais interativa, como também observar a que ponto o consumo excessivo pode prejudicar os alunos. A princípio, mostraremos como era o uso das tecnologias no século XX e apresentaremos pesquisas realizadas pelo IBGE para analisar o percentual de pessoas que têm acesso às tecnologias e como elas podem modificar a cultura, uma vez que os jovens estão conectados a diversas culturas. Em relação ao processo de aprendizagem, mostraremos que o currículo escolar deve ser flexível para que o ensino seja acessível a todos os alunos. Sendo assim, os professores devem incluir em suas aulas interações nas quais os alunos se sintam motivados. Além disso, demonstraremos que o ensino não pode mais ser o ensino bancário, onde o professor deposita todo o conhecimento no aluno. Em vez disso, ele deve utilizar as tecnologias para dinamizar suas aulas e interagir corretamente com os alunos. Para finalizar mostraremos uma pesquisa realizada com alunos da UEPB sobre o consumo deles com as tecnologias na universidade, e o que eles acharam com relação ao modo remoto e o que eles acham sobre o uso de celulares em sala de aula da rede básica de ensino.
Descrição:
SILVA, J. B. A relação entre as tecnologias e processos educacionais 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.