UEPB - Repositório Digital

Atividade com tirinhas em livros didáticos de inglês para o ensino médio: análise pelo viés da BNCC

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Aline Alves da
dc.date.accessioned 2024-07-11T14:20:59Z
dc.date.available 2024-07-11T14:20:59Z
dc.date.issued 2024-06-19
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32285
dc.description SILVA, A. A. Atividades com tirinhas em livros didáticos de inglês para o ensino médio: análise pelo viés da BNCC. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract No cenário educacional atual, é necessário a busca de estratégias de ensino destinadas a captar a atenção dos alunos e aprofundar o significado do processo de aprendizagem. A sociedade atual é tecnológica, engajada em meio informacional. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta um currículo adaptado com as áreas do conhecimento que constituem habilidades específicas e que devem ser aprofundadas ao longo da formação dos estudantes. O Livro Didático (LD) aparece como elemento condizente com o currículo, e que organiza o trabalho teórico- didático, orientando o educador. O gênero textual “tirinhas” se apresenta como uma sequência de quadrinhos que utiliza de uma linguagem verbal e não verbal e curta para fazer uma crítica a determinados valores sociais ou personalidades específicas, em consonância a um contexto histórico. Este trabalho visa analisar de que maneira as atividades propostas para o gênero textual tirinha foram elaboradas em livros didáticos, do ensino médio em conformidade com as diretrizes da BNCC, sendo estes: “JOY!” e “English Vibes for Brazilian Learners” em que foram consideradas a relação de suas habilidades com a BNCC, destacando o desenvolvimento dos materiais didáticos da língua inglesa e a utilização dos gêneros textuais. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura integrativa de caráter qualitativo baseado em um levantamento bibliográfico e em análises pessoais e comparativas. Por fim, compete aos sistemas, as redes de ensino, às escolas e suas pertencentes esferas de autonomia e competência, acrescentar aos seus currículos e aos conselhos pedagógicos o desenvolvimento de temas contemporâneos que modifiquem a relação humana local, regional e global, prioritariamente de maneira transversal e integradora, como também, a reformulação dos LDs com relação à abordagem linguística e contextual que aportem de forma atual tais assuntos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Thiago Rodrigo de Almeida Cunha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular - BNCC pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Tirinha pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.title Atividade com tirinhas em livros didáticos de inglês para o ensino médio: análise pelo viés da BNCC pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta