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No cenário educacional atual, é necessário a busca de estratégias de ensino
destinadas a captar a atenção dos alunos e aprofundar o significado do processo de
aprendizagem. A sociedade atual é tecnológica, engajada em meio informacional. A
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta um currículo adaptado com as
áreas do conhecimento que constituem habilidades específicas e que devem ser
aprofundadas ao longo da formação dos estudantes. O Livro Didático (LD) aparece
como elemento condizente com o currículo, e que organiza o trabalho teórico-
didático, orientando o educador. O gênero textual “tirinhas” se apresenta como uma
sequência de quadrinhos que utiliza de uma linguagem verbal e não verbal e curta
para fazer uma crítica a determinados valores sociais ou personalidades específicas,
em consonância a um contexto histórico. Este trabalho visa analisar de que maneira
as atividades propostas para o gênero textual tirinha foram elaboradas em livros
didáticos, do ensino médio em conformidade com as diretrizes da BNCC, sendo
estes: “JOY!” e “English Vibes for Brazilian Learners” em que foram consideradas a
relação de suas habilidades com a BNCC, destacando o desenvolvimento dos
materiais didáticos da língua inglesa e a utilização dos gêneros textuais. A
metodologia utilizada foi a revisão de literatura integrativa de caráter qualitativo
baseado em um levantamento bibliográfico e em análises pessoais e comparativas.
Por fim, compete aos sistemas, as redes de ensino, às escolas e suas pertencentes
esferas de autonomia e competência, acrescentar aos seus currículos e aos
conselhos pedagógicos o desenvolvimento de temas contemporâneos que
modifiquem a relação humana local, regional e global, prioritariamente de maneira
transversal e integradora, como também, a reformulação dos LDs com relação à
abordagem linguística e contextual que aportem de forma atual tais assuntos. |
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