dc.contributor.author |
Henrique, Karolina de Farias |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-11T14:24:32Z |
|
dc.date.available |
2024-07-11T14:24:32Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32286 |
|
dc.description |
HENRIQUE, K. F. Entre afetos e emoções: trilhas para as aprendizagens. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, realizado no Centro de Educação - Campus I, utilizou-se como objeto de estudo a relação entre aprendizagem e afetividade na Educação Infantil, a partir da experiência no Programa Residência Pedagógica (PRP). O objetivo foi investigar como a implementação da afetividade na relação entre professor e aluno pode contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional da criança. Para isso, foram realizadas observações e práticas de atividades específicas na escola participante do programa, com uma turma do 1° ano do ensino fundamental da educação básica. Essas atividades são essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa. Durante as atividades, foram promovidas rodas de conversa, momentos de interação entre familiares, crianças e educadores, e a elaboração de textos com o objetivo de instigar o autoconhecimento emocional e fortalecer a conexão entre os participantes dessas práticas. Além disso, estas atividades serviram como meio de promover a interdisciplinaridade entre conteúdos escolares através de interações afetivas. Para a fundamentação teórica, foram utilizados estudos de Vygotsky (2000, 2010), que abordam o desenvolvimento cognitivo, a afetividade e sua relação com a aprendizagem escolar. No que se refere à relação entre professor e aluno, foram considerados os pensamentos de Freire (1997, 2014). O resultado desta experiência foi a integração da formação socioemocional com a educação afetiva, proporcionando um ambiente acolhedor que fortalece os pontos de apoio e distribui reforços positivos na trajetória escolar da criança. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Residência Pedagógica - PRP |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
Entre afetos e emoções: trilhas para as aprendizagens |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |