Resumo:
A presente pesquisa objetivou investigar o processo de implementação do currículo da
educação infantil do município Barra de Santana, PB. Tendo como objetivos específicos:
compreender as concepções de currículo das docentes que atuam nas instituições de educação
infantil; identificar em quais documentos normativos oficiais, as práticas curriculares das
professoras estão ancoradas; compreender quais sentidos as professoras constroem sobre o
currículo prescrito/oficial. É uma pesquisa de vertente quantiqualitativa, os dados foram
produzidos através de entrevistas semiestruturadas, com 16 profissionais que atuam na
educação infantil. A partir dos dados analisados concluímos, que a implementação do
currículo da educação infantil no município pesquisado reproduz, em grande medida, os
documentos oficiais, sobretudo a BNCC e as professoras, quase sempre, executam o que está
posto nestes documentos prescritos, restando-lhes poucas oportunidades para refletirem sobre
suas práticas tornando-se, até certo ponto, alienadas do processo. Dentre as professoras
entrevistadas, poucas exercem relativa autonomia, pois o trabalho é controlado/
supervisionado por terceiros, negando-se, geralmente, a estas profissionais o papel primordial
de refletir sobre a prática, para transformá-la partindo dos reais interesses e saberes das
crianças e relacionando-os com os conhecimentos produzidos historicamente.
Descrição:
CORDEIRO, M. I. Práticas pedagógicas em instituições de educação infantil: o processo de implementação curricular em um município do cariri paraibano. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.