UEPB - Repositório Digital

O uso do material dourado nos anos inicias: reflexões a partir das contribuições de Maria Montessori

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vasconcelos, Mikelle Deyse de
dc.date.accessioned 2024-07-23T13:55:44Z
dc.date.available 2024-07-23T13:55:44Z
dc.date.issued 2024-06-07
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32456
dc.description VASCONCELOS, M. D. O uso do material dourado nos anos iniciais: reflexões a partir das contribuições de Maria Montessori. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva refletir sobre a contribuição da mediação pedagógica do material dourado, de Maria Montessori, no ensino dos algoritmos da subtração e da adição com reagrupamento, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, diante da situação da não aprendizagem das quatros operações fundamentais. O interesse por esse estudo partiu de um quadro de observações no decorrer do Curso de Pedagogia, a partir da disciplina de Matemática ao qual vivenciamos a pandemia do COVID- 19 e não pudemos observar como poderíamos facilitar a aprendizagem e também nos mais diversos componentes curriculares já cursados, do debate sobre os desafios de ensinar e, consequentemente, da aprendizagem dos estudantes nas operações fundamentais, citadas anteriormente. Este trabalho encontra-se estruturado nas seguintes etapas: primeiramente, discute a importância das contribuições de Maria Montessori para o Ensino da Matemática; segundo, discorre a respeito do Material Dourado como recurso didático facilitador de conceitos matemáticos, enfatizando a importância da utilização de materiais didáticos adequados para promover uma aprendizagem significativa e duradoura, partindo da contribuição de Maria Montessori, a qual será comentada na parte seguinte. Os resultados da pesquisa, apontam para a valorização por parte do(a) professor(a) do uso do material dourado no processo de aprendizagem das crianças. As contribuições advindas deste estudo para o campo da formação docente reside no fato de tal material reunir possibilidades concretas para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos fundamentais, como adição, subtração, multiplicação e divisão. No geral, conclui-se que o uso do material dourado é um recurso didático que pode ser ressignificado nas práticas educativas com as crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Rosely de Oliveira Macário pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Material dourado pt_BR
dc.subject Prática educativa pt_BR
dc.subject Ensino da matématica pt_BR
dc.subject Método Montessori pt_BR
dc.title O uso do material dourado nos anos inicias: reflexões a partir das contribuições de Maria Montessori pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta