UEPB - Repositório Digital

As contribuições da translinguagem para a aquisição de inglês como segunda língua

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Jéssica Thaynara Ferreira dos
dc.date.accessioned 2024-07-23T14:45:19Z
dc.date.available 2024-07-23T14:45:19Z
dc.date.issued 2024-06-17
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32468
dc.description SANTOS, J. T. F. As contribuições da translinguagem para a aquisição de inglês como segunda língua. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Diante do contexto multicultural atual, resultado do fenômeno da globalização que trouxe como consequência a imigração, torna-se cada vez mais frequente o contato com diversas línguas, impactando as salas de aula, o que, por sua vez, ocorre em razão da possível diversidade linguística dos estudantes. Com isso, os professores precisam estar preparados para as possíveis situações que podem encontrar em sala de aula, estando cientes de abordagens que incorporam o uso do multilinguismo, como a Translinguagem, uma abordagem que tem como objetivo o uso de todo repertório linguístico do aprendiz, sem excluir o conhecimento prévio de língua materna (Cenoz; Gorter, 2021). Diante disso, este estudo bibliográfico de natureza qualitativa (Gil, 1999; Minayo, 2001) tem como objetivo geral descrever sobre as contribuições da abordagem de ensino Translinguagem para a aquisição de língua inglesa como segunda língua no contexto brasileiro de ensino/aprendizagem. E os seguintes objetivos específicos: (a) apresentar a teoria da aquisição da linguagem em segunda língua; (b) apresentar o conceito de Translinguagem, assim como diferenciá-lo do fenômeno Code-switching, e (c) descrever as contribuições da Translinguagem para a aquisição da língua Inglesa como segunda língua. Conforme as teorias discutidas neste trabalho, conclui-se que as principais contribuições da Translinguagem para aquisição de língua inglesa como segunda língua são o desenvolvimento das capacidades metalinguísticas dos estudantes, especificamente a consciência semântica e pragmática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Daniela Gomes de Araújo Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Translinguagem pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Metalinguística pt_BR
dc.subject Ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.title As contribuições da translinguagem para a aquisição de inglês como segunda língua pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta