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Este artigo tem como foco analisar a crescente integração da tecnologia no ambiente
educacional em que tem suscitado debates sobre como a inteligência artificial (IA) pode ser
aplicada para apoiar os docentes no processo de ensino de espanhol como língua estrangeira
(E/LE). A presente pesquisa foca na utilização de tecnologias digitais, examinando-as como
um reforço nas metodologias de ensino de idiomas, com ênfase particular no ensino de
Espanhol. Este estudo abordará o uso dessas tecnologias como ferramentas auxiliares na
formulação de jogos dinâmicos, na elaboração de textos em conteúdos específicos, bem como
na criação de questões para simulados e provas. Adicionalmente, será discutida a aplicação de
ferramentas de tradução e outras tecnologias cotidianas que incorporam inteligência artificial
como base. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica,
centrado na análise crítica de fontes de artigos acadêmicos, sites e documentos relevantes ao
tópico de estudo estabelecido com foco em identificar as melhores práticas e os impactos
percebidos. Por isso, recorreremos de base teórica as contribuições de Cristian Cassola
Fernández (2021), Danieli Regina Klein (2020), Eucidio Pimenta Aruda (2024), Gonzalo
Abio (2010), Isabela Cristina Tavares da Silva (2023), Javier Muñoz-Basols, Mara Fuertes
Gutiérrez e Luis Cerezo (2024), Jose Carlos Escobar Hernández (2021), Lucia Giraffa e
Pricila Khols Santos (2023), María del Mar Sánchez Vera (2023), Machado (2021) e Vera
Lucia Menezes de Oliveira e Paiva (2019). A pesquisa contribui para uma compreensão mais
aprofundada do papel da inteligência artificial como apoio para os docentes de ELE. Além
disso, este artigo tem como objetivo central mostrar formas e métodos que os docentes podem
manusear em seus planejamentos, na diversificação de seus materiais didáticos, para isso, será
pontuado exemplos de ferramentas que podem ser úteis para o docente, assim como este
estudo pode servir de suporte a professores de outras áreas ou interessados no aproveitamento
dessas plataformas mostrando de maneira sucinta de que é possível lograr de forma
profissional tais métodos. Esta pesquisa mostrará como objetivos específicos: apresentar a
Inteligência Artificial como uma tecnologia digital eficiente para a prática docente, bem
como, abordar equívocos e falhas que podem ocorrer durante o uso de aplicativos e
plataformas; enfatizar a utilização da IA a partir de vivências e experiências nas práticas da
formação; catalogar e indicar o uso de alguns aplicativos e plataformas que podem ser
utilizados como apoio à prática pedagógica do professor de Língua Espanhola. Diante disso,
serão especificadas as diversas possibilidades de se planejar, de inovar, de se reinventar em
curto período de tempo com o apoio das IAs, sem deixar de refletir sobre as dificuldades que
possam surgir com a adoção dessa tecnologia por um docente em sua prática pedagógica. |
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