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O presente estudo tem como objetivo analisar, de forma crítico reflexiva, a relevância do uso de diferentes metodologias no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Para fundamentar teoricamente essa pesquisa, nos acostamos aos estudos de autores como: Libânio (2006), Freire (1996), Luckesi (1991) e Moran (2018), como também nos documentos oficiais, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 9394/96), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB, 2010) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1998). A metodologia deste trabalho insere-se numa abordagem qualitativa de teor observacional-participante, a qual descreve a natureza, a abordagem educacional, o campo, os sujeitos e a nossa experiência, tecendo reflexões sobre o trabalho realizado. Durante a regência, realizamos atividades, como: produção de cordéis baseados nas vivências dos alunos; exercícios de habilidades matemáticas utilizando bingo; e desenvolvimento de competências financeiras por meio de um mercado lúdico simulado. Como resultado, identificamos que certas variáveis metodológicas podem contribuir de forma positiva na atuação do professor e no desempenho dos alunos. Por fim, concluímos que o uso de diferentes metodologias ativas se mostrou benéfico no meio educacional, tendo em vista que as crianças demostraram um maior desenvolvimento na autonomia, na autoconfiança, na participação, na conversação e nas atividades em sala, bem como se mostram mais interessadas e motivadas durante a realização das atividades propostas. |
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