UEPB - Repositório Digital

A relevância do uso de diferentes metodologias no ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mota, Catarina Viana
dc.date.accessioned 2024-07-29T13:32:23Z
dc.date.available 2024-07-29T13:32:23Z
dc.date.issued 2024-03-25
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32546
dc.description MOTA, C. V. A relevância do uso de diferentes metodologias no ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo analisar, de forma crítico reflexiva, a relevância do uso de diferentes metodologias no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Para fundamentar teoricamente essa pesquisa, nos acostamos aos estudos de autores como: Libânio (2006), Freire (1996), Luckesi (1991) e Moran (2018), como também nos documentos oficiais, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 9394/96), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB, 2010) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1998). A metodologia deste trabalho insere-se numa abordagem qualitativa de teor observacional-participante, a qual descreve a natureza, a abordagem educacional, o campo, os sujeitos e a nossa experiência, tecendo reflexões sobre o trabalho realizado. Durante a regência, realizamos atividades, como: produção de cordéis baseados nas vivências dos alunos; exercícios de habilidades matemáticas utilizando bingo; e desenvolvimento de competências financeiras por meio de um mercado lúdico simulado. Como resultado, identificamos que certas variáveis metodológicas podem contribuir de forma positiva na atuação do professor e no desempenho dos alunos. Por fim, concluímos que o uso de diferentes metodologias ativas se mostrou benéfico no meio educacional, tendo em vista que as crianças demostraram um maior desenvolvimento na autonomia, na autoconfiança, na participação, na conversação e nas atividades em sala, bem como se mostram mais interessadas e motivadas durante a realização das atividades propostas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title A relevância do uso de diferentes metodologias no ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta