Resumo:
A presente pesquisa consumada neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado de “Relato de Experiência do Projeto Literando: Uma Viagem pela Imaginação e Criatividade" objetiva promover o incentivo, interesse e criatividade das crianças em relação à leitura e ao contato com livros, utilizando a ludicidade e a contação de histórias. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e baseia-se nos pressupostos teóricos de Vygotsky (2014), Lajolo (1994) e outros autores relevantes para discutir práticas de leitura e formação do leitor. O projeto foi desenvolvido com uma turma de 35 crianças de 6 a 7 anos de idade, na Escola Municipal de Referência Integral de Ensino Infantil e Fundamental Professora Margarida Maria Andrade Diniz em Esperança (E.M.I.E.I.F. Profa. Margarida Maria Andrade Diniz), localizada no município da Paraíba (PB), ao longo de seis meses, no ano de 2022. Os resultados mostram que o uso de contos, fábulas e tecnologias, aliado ao envolvimento lúdico, despertou o entusiasmo e a participação ativa das crianças, promovendo um ambiente de aprendizado significativo e prazeroso. Conclui-se que a integração da ludicidade e da contação de histórias no processo educativo pode superar dificuldades de leitura e escrita, especialmente no contexto pós-pandemia, além de ressaltar a importância da participação familiar no desenvolvimento escolar.
Descrição:
OLIVEIRA, D. G. Relato de experiência do Projeto Literando: uma viagem pela imaginação e criatividade. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.