UEPB - Repositório Digital

O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma reflexão sobre a prática docente com os gêneros argumentativos e multimodais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Josué Dias de
dc.date.accessioned 2024-07-30T10:38:09Z
dc.date.available 2024-07-30T10:38:09Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32564
dc.description LIMA, J. D. O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma reflexão sobre a prática docente com os gêneros argumentativos e multimodais. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância do uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa a fim de promover uma reflexão sobre a prática docente na escola José Euzébio da Costa do município de Alcantil – Pb. Sendo assim, apresentaremos a importância do ensino a partir da utilização dos gêneros textuais, com base em autores como Marcuschi (2005, 2008), Bakhtin (2003), e outros. Em seguida enfatizaremos a importância do uso dos gêneros textuais argumentativos com base em autores como (Koch, 2009), Aquino (2002) e Alves (2016) e outros. Também, apresentamos reflexões acerca da multimodalidade e o ensino de língua portuguesa com base em autores como Furtado (2020). O desenvolvimento do trabalho teve a aplicação de questionários destinados a professores de língua portuguesa. A partir disso, foi apresentado uma análise quantiqualitativa dos dados coletados a partir das considerações de autores como Brasil (1998). Concluímos que a discussão e análise apresentadas promovem uma reflexão sobre a prática docente e contribuem para melhorias no ensino tornando – o mais produtivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Ranieri Machado Bezerra de Mello pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais argumentativos pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma reflexão sobre a prática docente com os gêneros argumentativos e multimodais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta