dc.contributor.author |
Lima, Josué Dias de |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-30T10:38:09Z |
|
dc.date.available |
2024-07-30T10:38:09Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32564 |
|
dc.description |
LIMA, J. D. O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma reflexão sobre a prática docente com os gêneros argumentativos e multimodais. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância do uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa a fim de promover uma reflexão sobre a prática docente na escola José Euzébio da Costa do município de Alcantil – Pb. Sendo assim, apresentaremos a importância do ensino a partir da utilização dos gêneros textuais, com base em autores como Marcuschi (2005, 2008), Bakhtin (2003), e outros. Em seguida enfatizaremos a importância do uso dos gêneros textuais argumentativos com base em autores como (Koch, 2009), Aquino (2002) e Alves (2016) e outros. Também, apresentamos reflexões acerca da multimodalidade e o ensino de língua portuguesa com base em autores como Furtado (2020). O desenvolvimento do trabalho teve a aplicação de questionários destinados a professores de língua portuguesa. A partir disso, foi apresentado uma análise quantiqualitativa dos dados coletados a partir das considerações de autores como Brasil (1998). Concluímos que a discussão e análise apresentadas promovem uma reflexão sobre a prática docente e contribuem para melhorias no ensino tornando – o mais produtivo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Ranieri Machado Bezerra de Mello |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais argumentativos |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.title |
O uso dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa: uma reflexão sobre a prática docente com os gêneros argumentativos e multimodais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |