dc.contributor.author |
Silva, Joselma Lúcia da |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-30T10:49:03Z |
|
dc.date.available |
2024-07-30T10:49:03Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-25 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32567 |
|
dc.description |
SILVA, J. L. Literatura inclusiva como proposta de interação para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo explora a eficácia da literatura inclusiva na promoção da inclusão e
envolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas séries
iniciais. A pesquisa envolve uma revisão abrangente da literatura sobre autismo,
educação inclusiva e uso da literatura como ferramenta pedagógica. Tem como
objetivo analisar como os materiais literários podem ajudar a facilitar a comunicação
e a participação de crianças com TEA em atividades educativas, considerando suas
necessidades, habilidades e dificuldades específicas. Além disso, o estudo examina
as características e elementos essenciais que tornam as obras literárias mais
acessíveis e adequadas para isso. público. A pesquisa utilizou abordagem
metodológica mista, incluindo revisão bibliográfica de autores como Aranha (2001),
Mantoan (2003), Sassaki (2002) e Vigotski (2009), além de intervenções práticas em
ambientes educacionais naturais, utilizando pesquisa-ação. Os resultados deste
trabalho demonstram contribuições efetivas para o desenvolvimento de práticas
pedagógicas mais inclusivas, promovendo maior participação e aprendizagem entre
as crianças das séries iniciais por meio da literatura inclusiva. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Austimo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Literatura inclusiva como proposta de interação para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo nos anos iniciais do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |