UEPB - Repositório Digital

Literatura inclusiva como proposta de interação para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo nos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Joselma Lúcia da
dc.date.accessioned 2024-07-30T10:49:03Z
dc.date.available 2024-07-30T10:49:03Z
dc.date.issued 2024-06-25
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32567
dc.description SILVA, J. L. Literatura inclusiva como proposta de interação para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo explora a eficácia da literatura inclusiva na promoção da inclusão e envolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas séries iniciais. A pesquisa envolve uma revisão abrangente da literatura sobre autismo, educação inclusiva e uso da literatura como ferramenta pedagógica. Tem como objetivo analisar como os materiais literários podem ajudar a facilitar a comunicação e a participação de crianças com TEA em atividades educativas, considerando suas necessidades, habilidades e dificuldades específicas. Além disso, o estudo examina as características e elementos essenciais que tornam as obras literárias mais acessíveis e adequadas para isso. público. A pesquisa utilizou abordagem metodológica mista, incluindo revisão bibliográfica de autores como Aranha (2001), Mantoan (2003), Sassaki (2002) e Vigotski (2009), além de intervenções práticas em ambientes educacionais naturais, utilizando pesquisa-ação. Os resultados deste trabalho demonstram contribuições efetivas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, promovendo maior participação e aprendizagem entre as crianças das séries iniciais por meio da literatura inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Austimo pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.title Literatura inclusiva como proposta de interação para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta