dc.description.abstract |
O referido trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP), do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O programa foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Advogado Otávio Amorim, localizada na cidade de Campina Grande-PB, com os alunos do 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. O Programa Residência Pedagógica visa contribuir com a formação inicial dos docentes que preparam-se para trabalhar na educação básica, sendo de grande importância para que os futuros professores tenham um contato maior com o ambiente escolar e com as diversas realidades existentes em sala de aula, proporcionando subsídios para uma prática educativa consciente, valorizando o saber do aluno, e os conhecimentos que eles já possuem, contribuindo para o senso crítico do educando. A metodologia deste trabalho se pautou nas observações das interações com as crianças para a produção e execução de uma sequência didática (SD). Tais atividades foram desenvolvidas com o intuito de aplicar as aprendizagens do componente curricular de Arte, de forma interdisciplinar, dialogando com os demais componentes. Somam-se, ainda, as ações pedagógicas envolvendo emoções e sentimentos dos alunos participantes. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos voltados para o ensino de Arte por meio de Barbosa (2002, 2012 e 2021), Ujiie (2013), além de abordar o documento da BNCC (2018) e o PCN’s (1997) de Arte. Sobre a prática docente, foram utilizados os estudos de Freire (2005 e 2021). Esse trabalho contribuiu de maneira significativa para a compreensão a respeito do ensino de arte e sua importância para construção de um conhecimento interdisciplinar. Como resultado da pesquisa, foi possível observar que por meio da SD e atividades realizadas, as crianças tiveram um contato maior com arte, desenvolvendo estratégias por meio do conhecimento das emoções e sentimentos que contribuíram para o trabalho em equipe e para a convivência em sala de aula, além de desenvolver um olhar sensível e crítico a respeito dos conteúdos abordados em sala. |
pt_BR |