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A presente pesquisa, apoiada no contexto investigativo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2009), está baseada em dois questionamentos: a) De que maneira a afetividade pode contribuir no processo de mediação do ensino, nas regências dos Estágios Supervisionados em Linguagens?; e
b) Como os recursos para o agir docente podem auxiliar na construção da relação entre estagiários e alunos?. De maneira geral, tem como objetivo, investigar a afetividade na mediação entre estagiárias e alunos, em relatos de experiência, nos Estágios Supervisionados; e, de maneira específica, pretende analisar a afetividade no agir das estagiárias, a partir do uso da ferramentas coletivas, na regência das aulas de Língua Portuguesa; e investigar, no agir dessas docentes em formação inicial, a criação (ou não) de vínculos afetivos com os estudantes, através das capacidades individuais. Para isso, a base teórica está centrada nas contribuições de Tardif (2012), Sant’ana (2016), Arantes (2002), Ribeiro (2010), Vygotsky (2000) e Bronckart e Machado (2004), além de outros autores, ao discutirem sobre o Estágio Supervisionado na formação inicial, a importância da afetividade na mediação do ensino aprendizagem e os recursos para o agir docente. Embasada nessas contribuições, adota-se a abordagem qualitativo-interpretativa, do tipo documental e exploratória, utilizando, como corpus de análise, relatos de experiência produzidos por estagiárias de Letras-Português/FALLA/UEPB/Campus I. Os resultados deste estudo revelam que: no dizer individual das estagiárias, elas utilizaram ferramentas coletivas de maneira adequada, o que contribuiu para a construção de relações afetivas entre essas licenciandas e os alunos; já no dizer coletivo, essas professoras em formação, dada a sua pouca experiência em salas de aula numerosas, tiveram dificuldades para administrar suas capacidades individuais, não estabelecendo uma mediação eficaz com a turma. Conclui-se, portanto, que a mediação é essencial para promover a afetividade, e os recursos para o agir docente são fundamentais para a mediação, facilitando a construção de vínculos. |
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