Resumo:
O presente estudo tem como objetivo geral apresentar um relato de experiência de minha prática docente voltada para a evolução das crianças em aprender, a partir da musicalização no interior da identificação da pronúncia das sílabas no Jardim II da Educação Infantil no município de Lagoa Seca – PB. Incluímos também como objetivos específicos refletir, a partir do que as crianças apresentaram em seu desenvolvimento através do processo de alfabetização por meio da musicalidade, incluindo os jogos didáticos, atividades referentes e interação com seus colegas partindo do que foi proposto. Para isso, utilizamos como embasamento teórico, os seguintes autores: Freire (1996); Malaguzzi (2015); Reggio (2015); Ferreiro (2011); Soares (1998) e Garcia (1993), em razão desses autores discutirem a alfabetização e letramento em consonância com a musicalidade, levando em consideração a complexidade desses conceitos e seus inúmeros métodos para sua funcionalidade. Do ponto de vista metodológico, este estudo se constitui em uma pesquisa qualitativa, cuja pesquisa tem como sujeitos, pais e/ou responsáveis pelas crianças.
Descrição:
BRITO, R. P. S. Relato de experiência da importância da musicalidade no processo de desenvolvimento da alfabetização na educação infantil. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.