dc.description.abstract |
Trata-se de uma análise-interpretativa de O Circo da Galileia (2022) de Anacã Agra, obra que
reimagina a história de Jesus Cristo em um contexto diverso dos acontecimentos narrados no
Novo Testamento bíblico, contemplando episódios desde a sua “natividade”, “missão” e
“milagres” até a sua “paixão”, “morte” e “ressurreição”. A narrativa reposiciona personagens
em um Brasil governado pelo Império Romano e explora um “e se” hipotético em que os judeus
são exilados para o Novo Mundo e Jesus nasce na Paraíba. Ao longo do texto, percebe-se o
desenvolvimento de um projeto de revolução contra os desmandos de uma classe que explora
os pobres e oprimidos, tornando-se um dos principais motes do enredo. Diante disso, a pesquisa
visou empreender uma leitura da obra por meio de seus elementos narrativos, a saber enredo,
narrador, personagens, tempo e espaço, em face aos conceitos de ucronia e paródia. Mediante
uma pesquisa bibliográfica em torno das definições de Gancho (1997) e as suas contribuições
acerca dos elementos da narrativa; Santos e Oliveira (2001) para tratar das definições sobre
sujeito, tempo e espaço ficcionais, Mesquita (2006) para auxiliar na visão sobre o enredo. Sobre
a figura do narrador, consideramos as contribuições de Reuter (2004) e Dal Farra (1978), assim
como Chaves (2019) e Hutcheon (1985) para tratar das definições de ucronia e paródia.
Conclui-se que a obra utiliza humor e ironia para subverter narrativas tradicionais, destacando
a diversidade narrativa e a importância da cultura local, uma vez que a prosódia regional é um
dos elementos de destaque. |
pt_BR |