Resumo:
Vivemos em uma era digital onde a maioria das pessoas conta com acesso à internet e tem perfis nas redes sociais, utilizando-as para várias finalidades como, entretenimento, trabalho e estudo. Durante o período de pandemia da Covid-19, a educação teve que se reinventar e se adaptar à mudança entre aulas presenciais e aulas virtuais. Neste contexto, as redes sociais, já muito utilizadas, tornaram-se ainda mais relevantes nos processos de ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Dessa forma, surgiram diversos perfis nas redes de professores de inúmeros segmentos de formação, trazendo uma proposta de educação a distância de rápida absorção, onde o aluno tem o conteúdo em mãos de forma sintetizada. O ensino de línguas estrangeiras não escapou a esta realidade e surgiram vários perfis de E/LE, operando a partir de diferentes concepções pedagógicas e linguísticas. Neste trabalho, com base em metodologia de revisão bibliográfica documental, foi realizada uma observação em perfis E/LE selecionados, cujo resultado foi a confirmação da ausência de literatura como ferramenta didática nesses perfis. Diante dessa ausência, este artigo tem como objetivo desenvolver uma proposta didática de letramento literário para contas do Instagram dedicadas ao ensino de E/LE, a partir de uma análise teórica do letramento literário. Especificamente, este estudo traz duas propostas de publicações para Instagram, com dois gêneros literários: Conto e poesia. As premissas teóricas consultadas para este trabalho são dos autores Vanderlei Paula (2022), Aline Jardim (2019), Irma Galhardo (2019), Juliano Sampaio (2019), Rildo Coson (2019), Ana Santos (2015), entre outros, que serviram de base para articular reflexões sobre os problemas abordados.
Descrição:
SANTOS, V. J. M. La alfabetización literaria en la enseñanza de español como lengua extranjera a través de Instagram. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.