UEPB - Repositório Digital

Análise crítica do livro “Se liga nas linguagens” para utilização por estudantes cegos e surdos, à luz das políticas educacionais previstas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lopes, João Pedro Cândido
dc.date.accessioned 2024-07-31T10:48:30Z
dc.date.available 2024-07-31T10:48:30Z
dc.date.issued 2024-05-29
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32597
dc.description LOPES, J. P. C. Análise crítica do livro “Se liga nas linguagens” para utilização por estudantes cegos e surdos, à luz das políticas educacionais previstas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista a importância da articulação entre Educação Inclusiva e livro didático, a pesquisa tem como foco a relação entre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a inclusão educacional de pessoas cegas e surdas no Brasil. Ao longo do estudo, o objetivo central será avaliar o impacto da ausência de livros didáticos acessíveis no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na qualidade da educação e na inclusão de pessoas surdas e cegas no sistema educacional. Serão investigados os seguintes aspectos: a trajetória do PNLD e sua contribuição para a inclusão de alunos com deficiência visual e auditiva; o papel do PNLD como instrumento para promover a acessibilidade e adequação dos materiais didáticos para pessoas com deficiência; os princípios essenciais da Educação Inclusiva e sua aplicação na seleção e produção de livros didáticos e as políticas e práticas de Educação Inclusiva implementadas na produção e distribuição de materiais didáticos. A metodologia adotada será qualitativa, com ênfase em análise de conteúdo, visando compreender a fundo as experiências e desafios enfrentados por pessoas surdas e cegas em relação à acessibilidade dos livros didáticos no contexto do PNLD. É analisado o livro do ensino médio para verificar a presença de recursos como traduções em Libras e versões em Braille. A discussão acerca do livro Se liga nas linguagens complementam essa análise, fornecendo uma visão mais ampla dos desafios enfrentados por alunos cegos e surdos no contexto do PNLD. A análise identifica falhas no fornecimento de recursos adaptados, como traduções em Libras e versões em Braille, e propõe recomendações para promover uma educação inclusiva. A pesquisa destaca a necessidade de políticas que garantam acessibilidade para alunos com deficiência e a capacitação de professores para trabalhar com eles, apontando para a necessidade de uma abordagem mais equitativa no sistema educacional brasileiro. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Diêgo de Lima Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Deficiência auditiva pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Análise crítica do livro “Se liga nas linguagens” para utilização por estudantes cegos e surdos, à luz das políticas educacionais previstas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta