Resumo:
A Arte pode ser considerada um meio que encontramos para nos expressar e
emocionar, seja ela de cunho político-social cultural, de caráter sensível, onde nos
leva ao nosso íntimo ou um meio de revolucionar e gerar uma estranheza ao primeiro
contato. Mas uma coisa é certa, a Arte sempre tem uma finalidade. Ninguém senta e
faz uma música por nada ou pinta uma tela que não lhe traga significado algum; por
vezes, a Arte diz o que os nossos lábios não conseguem proferir; seria uma dicotomia,
ela começa quando não temos muito a dizer, porém também dá suporte quando temos
tanto a expressar. Por este modo a Arte-Educação se faz tão relevante quando se
trata das crianças, principalmente em sala de aula. Arte essa, que antigamente não
era feita para elas, logo, só após uma renovação da educação brasileira, que teve um
grande nome junto a esse movimento, Anísio Teixeira, que levou o artista Augusto
Rodrigues a criar a Escolinha de Arte do Brasil, em 1948, no Estado do Rio de Janeiro,
onde a criança podia pintar e desenhar livremente. Em suma, este trabalho tem por
objetivo apresentar o conceito, o ensino; a percepção da Arte ao longo dos tempos,
bem como explanar a Abordagem de Ana Mae Barbosa quanto a Proposta Triangular
no quesito ensino-aprendizagem e analisar um estudo de caso embasado nesta
proposta em sala de aula. A elaboração deste trabalho está apoiada nos estudos de
Artes de Ana Mae Barbosa (1980) e a influência de Paulo Freire em seus estudos.
Descrição:
ALMEIDA, J. S. C. O fazer, o fruir e contextualizar na prática, um estudo de caso baseado na proposta triangular de Ana Mae Barbosa. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.