Resumo:
Nesta pesquisa, pretende-se analisar como a literatura e a educação apresentam-se como
ferramenta contra o autoritarismo no romance “Outros Cantos” (2016), da escritora Maria
Valéria Rezende. Para tanto, o presente trabalho acentua o lugar que a educação ocupa na
obra, discutindo seu papel na ditadura militar, considerando a realidade social, cultural,
histórica e política que cerca a pequena região de Olho d’Água, no nordeste brasileiro. Neste
contexto, discute-se como a narrativa de Rezende possibilita a discussão da educação
enquanto estratégia para a emancipação dos sujeitos presentes no enredo por meio dos
métodos educacionais utilizados em sua passagem pelo vilarejo. Trata-se de uma pesquisa
bibliográfica, tendo como objeto de análise a obra em questão. O escopo teórico utilizado
fundamenta-se nas ideias de Freire (1967), hooks (2017), Candido (1995), Schwarcz (2019),
entre outros. Ao final do trabalho, demonstra-se que a obra da autora apresenta concepções de
educação baseadas em uma perspectiva libertadora e emancipatória, desenvolvendo no leitor
uma visão mais consciente e crítica não apenas sobre o contexto atual em que vivem, mas
como uma forma de não silenciar o passado.
Descrição:
CHAGAS, D. E. S. Literatura e educação contra o autoritarismo: "Outros cantos", de Maria Valéria Rezende. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.