UEPB - Repositório Digital

Discutindo a ausência de professores de Educação Física na Educação Infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dias, Milena Carolina Ribeiro Bernardo
dc.date.accessioned 2024-08-09T13:47:22Z
dc.date.available 2024-08-09T13:47:22Z
dc.date.issued 2023-08-08
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32659
dc.description DIAS, Milena Carolina Ribeiro Bernardo. Discutindo a ausência de professores de Educação Física na Educação Infantil. 2024. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A educação infantil consiste na primeira fase escolar das crianças. No decorrer desse período é importante a realização de atividades que estimulem o desenvolvimento integral dos alunos, que irá refletir em todo o seu processo educacional. A Educação Física se torna um importante aspecto para auxiliar no crescimento pedagógico das crianças, por intermédio da utilização dos movimentos corporais como fonte de ensino e aprendizagem. Entretanto, um bom planejamento para essa área dentro da educação infantil, precisa ser concebido com a participação de um professor especializado. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo central investigar os motivos para a ausência de professores de Educação Física na educação infantil, concedendo a discussão perante a importância do professor de Educação Física durante essa fase escolar. O Estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, de natureza de revisão sistemática, com abordagem qualitativa. Para a realização da pesquisa bibliográfica foram efetuadas buscas nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO, que ocorreu entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2023. Do total de 12.809 artigos encontrados, 8 foram selecionados por atender o objetivo dessa pesquisa. Dentre os resultados encontrados para justificar a ausência do professor de Educação Física na educação infantil, existem questões políticas, econômicas e individualistas, que não enxergam no professor de Educação Física capacidade suficiente para atuar na educação infantil, ou até mesmo o consideram desnecessário. Assim como, uma desinformação acerca do papel da Educação Física dentro da escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Professor de Educação Física pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Professor polivalente pt_BR
dc.title Discutindo a ausência de professores de Educação Física na Educação Infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta