UEPB - Repositório Digital

A resolução de problemas como metodologia de ensino: um olhar para os trabalhos de conclusão de curso da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Francinaldo da Silva
dc.date.accessioned 2024-08-09T13:57:54Z
dc.date.available 2024-08-09T13:57:54Z
dc.date.issued 2024-06-07
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32662
dc.description SOUSA, Francisco da Silva. A resolução de problemas como metodologias de ensino: um olhar para os trabalhos de conclusão de curso da UEPB. 2024. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A diversificação e a necessidade de mudanças no Ensino-Aprendizagem de Matemática em sala de aula são necessárias na contemporaneidade. Sendo assim, este trabalho justifica-se pela necessidade de um olhar reflexivo sobre tal situação, trazendo contribuições sobre o Ensino-Aprendizagem de Matemática para os estudiosos da área se aprofundarem e buscarem melhorias para o ambiente escolar. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é realizar um levantamento sobre as contribuições da metodologia Resolução de Problemas presentes nos trabalhos de conclusão de curso apresentados nos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a fim de entender as contribuições da Metodologia de Resolução de Problemas no processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa com características exploratória e bibliográfica. Após a busca, evidenciamos que os trabalhos analisados fornecem uma visão abrangente das diferentes abordagens e desafios envolvidos no ensino e na Resolução de Problemas matemáticos, demonstrando a complexidade e a importância desse processo em diferentes contextos educacionais. As dificuldades para resolução apresentadas pelos alunos, reforçam a ideia da necessidade de professores preparados para apresentar metodologias que permitam o protagonismo do alunado, e a compreensão da importância da matemática para resolução de problemas que estão relacionados ao seu cotidiano, formando assim, alunos reflexivos e motivados na construção do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Matheus Marques de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem matemática pt_BR
dc.subject Trabalhos de conclusão pt_BR
dc.title A resolução de problemas como metodologia de ensino: um olhar para os trabalhos de conclusão de curso da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta