dc.contributor.author |
Oliveira, Eliab Magalhaes |
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dc.date.accessioned |
2024-08-26T13:29:09Z |
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dc.date.available |
2024-08-26T13:29:09Z |
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dc.date.issued |
2023-11-30 |
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dc.identifier.other |
CDD 418.02 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32687 |
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dc.description |
OLIVEIRA, E. M. Relato de experiencia de traducción de un manual de uso de un código fuente en la comunidad invidente. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa surge a partir de uma experiência com o processo tradutório na comunidade de pessoas com deficiência visual, durante a pandemia. No nosso relato, fomos convidados a traduzir o manual de uso do código fonte de um áudiogame intitulado "Entre a Vida e a Morte". Portanto, o objetivo principal é refletir sobre a experiência adquirida como tradutor iniciante com deficiência visual no processo de tradução técnica de um áudiogame. Já os objetivos específicos são: conhecer a realidade das pessoas com deficiência visual e a necessidade do processo de inclusão e acessibilidade; Identificar e explicar os procedimentos técnicos da tradução utilizados ao longo do processo de tradução do áudiogame em espanhol para o português brasileiro; Descrever as facilidades e/ou dificuldades que o tradutor iniciante e o professor de espanhol como LE em formação inicial enfrentam. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, e os estudos que norteiam esta pesquisa são (Barbosa, 2020) para explicar os procedimentos técnicos que foram escolhidos para a tradução, (Campos, 1986) para entender os conceitos básicos da tradução e (Nóbrega, 2020), e (Aguiar Pereira, 2022) para a compreensão do caráter reflexivo desse processo. Os resultados apontam que a tradução pode lançar luz sobre aspectos antes ocultos da comunidade de pessoas com deficiência visual e por isso, é uma tarefa que exige do tradutor conhecimentos e habilidades específicas. Além disso, conhecendo as particularidades desse público, o professor de língua espanhola pode compreender com mais clareza o contexto social e as demandas dessas pessoas. Dessa maneira, é possível colaborar no processo inclusivo. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Fábio Marques de Souza |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Acessibilidade |
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dc.subject |
Tradução |
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dc.subject |
Deficiência visual |
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dc.subject |
Audiogames |
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dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.title |
Relato de experiencia de traducción de un manual de uso de un código fuente en la comunidad invidente |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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