UEPB - Repositório Digital

Los recursos lúdicos en la clase de ELE: relato de experiencia con niños

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Sabrina Ferreira
dc.date.accessioned 2024-09-03T10:28:49Z
dc.date.available 2024-09-03T10:28:49Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.other CDD 372.656 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32707
dc.description SILVA, S. F. Los recursos lúdicos en la clase de ELE: relato de experiencia con niños. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica, baseada num relato de experiência com crianças do 4° grau do fundamental I, de uma escola de rede privada, com a faixa etária entre 9 e 10 anos. Um estudo sobre o lúdico é mostrado no ensino de ELE, tomando como exemplo o uso dos jogos: Alfabeto Móvel, Ouriço das Cores e Twister da Leitura como forma de confirmar a eficácia destes recursos para o desenvolvimento das 4 habilidades linguísticas. Considerando a utilização do material proposto, o objetivo geral é analisar os procedimentos metodológicos a partir da experiência com os jogos no ensino de ELE. Ao analisar os relatos, comprovamos que é possível, como objetivos específicos, i. Estimar aos alunos uma aprendizagem mais prazerosa, por meio do lúdico e a interação entre os alunos e ii. Propor planos de casa para cada um dos jogos apresentados como caminhos para que os professores possam, sim, introduzir nas suas aulas o lúdico. Nossa pesquisa é iluminada pelas contribuições de Moratori (2003) com seu trabalho: Por que usar jogos educacionais não processo de ensino e aprendizagem? , Silva (2019) com O Lúdico como ferramenta motivacional na disciplina de Língua Espanhola em Ipixuna do Pará (PA), Oliveira (2022) em Análise do vínculo entre as estratégias e o lúdico no ensino de língua espanhola, entre outros autores que investigam essa temática. Para tanto, esta investigação está organizada de modo a abranger sobre o lúdico e sua importância para as séries iniciais e a segunda fase tem início ao relato de experiência com a utilização do lúdico e a última fase propõe-se alguns jogos como sugestões para a ensino de espanhol. Por fim percebe-se que a maioria das crianças adquiriram o gosto pelo idioma e que conseguiram ter um bom desenvolvimento na escrita de algumas palavras e na fala. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. Kaio César Pinheiro da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Ensino de língua espanhola pt_BR
dc.title Los recursos lúdicos en la clase de ELE: relato de experiencia con niños pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta