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O presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica, baseada num relato de experiência com crianças do 4° grau do fundamental I, de uma escola de rede privada, com a faixa etária entre 9 e 10 anos. Um estudo sobre o lúdico é mostrado no ensino de ELE, tomando como exemplo o uso dos jogos: Alfabeto Móvel, Ouriço das Cores e Twister da Leitura como forma de confirmar a eficácia destes recursos para o desenvolvimento das 4 habilidades linguísticas. Considerando a utilização do material proposto, o objetivo geral é analisar os procedimentos metodológicos a partir da experiência com os jogos no ensino de ELE. Ao analisar os relatos, comprovamos que é possível, como objetivos específicos, i. Estimar aos alunos uma aprendizagem mais prazerosa, por meio do lúdico e a interação entre os alunos e ii. Propor planos de casa para cada um dos jogos apresentados como caminhos para que os professores possam, sim, introduzir nas suas aulas o lúdico. Nossa pesquisa é iluminada pelas contribuições de Moratori (2003) com seu trabalho: Por que usar jogos educacionais não processo de ensino e aprendizagem? , Silva (2019) com O Lúdico como ferramenta motivacional na disciplina de Língua Espanhola em Ipixuna do Pará (PA), Oliveira (2022) em Análise do vínculo entre as estratégias e o lúdico no ensino de língua espanhola, entre outros autores que investigam essa temática. Para tanto, esta investigação está organizada de modo a abranger sobre o lúdico e sua importância para as séries iniciais e a segunda fase tem início ao relato de experiência com a utilização do lúdico e a última fase propõe-se alguns jogos como sugestões para a ensino de espanhol. Por fim percebe-se que a maioria das crianças adquiriram o gosto pelo idioma e que conseguiram ter um bom desenvolvimento na escrita de algumas palavras e na fala. |
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