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O presente trabalho discute a relação entre Turismo e Comunicação, contemplando através da
pesquisa bibliográfica as premissas e transformações ocorridas, principalmente a partir do
surgimento da imprensa. A mídia tornou-se elemento essencial para difusão da informação e
promoção das atividades turísticas de diversas regiões e países, seja por meio de suplementos
ou periódicos especializados, reportagens e programas de rádio ou TVs, e sobretudo, através
das mídias digitais, as quais desencadearam profundas transformações nos paradigmas e
rotinas produtivas da Comunicação de Massa. Destacamos que mecanismos como o YouTube
concerniram novos espaços, e permitiram a criação colaborativa de conteúdo, integrando
usuários e produtores, favorecendo não somente uma pluralidade de vozes, como novos
formatos e angulações à informação turística. Desse modo, realizamos uma análise da
produção de conteúdo de vídeos aleatórios, classificados mediante o número de visualizações,
de três canais de viagens independentes, “Travel and Share, Estevam Pelo Mundo e Louco
Por Viagens”, hospedados na plataforma, no qual mediante a investigação das estruturas
narrativas e características de composição dos vídeos, observamos uma hibridização de
gêneros, que dialogam entre si e contribuem para o fluxo das informações. Além disso, com
base na análise qualitativa, identificamos que esta ferramenta configura um importante
dínamo cultural, apresentando nuances significativas tanto para a divulgação das atividades da
indústria turística, como gerando elementos plausíveis para elevação do conhecimento, e
possibilidades para a prática do Jornalismo especializado em Turismo para além das
tradicionais redações. |
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