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Desde 2020, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018a) sugerem que
as escolas brasileiras incluam competências socioemocionais em seus currículos,
integrando emoções às disciplinas, naturalizando o aprendizado emocional. Para isso,
é preciso que o professor atue como um auxiliar na promoção de atitudes que
impulsionem a Inteligência Emocional dos aprendizes(Goleman, 2011). Diante dessa
demanda, surgem os questionamentos: O que sabem os professores sobre as
competências socioemocionais? Como desenvolvem suas próprias competências?
Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as crenças de
professores de Língua Inglesa (LI) sobre as competências socioemocionais e o
impacto dessas crenças no ensino da língua-alvo. Para isso, estabelecemos como
objetivos específicos: (i) Discutir os conceitos de crença e de competências
socioemocionais na formação de professores de inglês; (ii) Explicar a relação das
crenças e das competências socioemocionais com ensino de LI; e (iii) descrever como
os professores buscam desenvolver essas competências em seus alunos de Ensino
Médio. Como suporte teórico para a realização deste estudo, nos apoiamos nas
contribuições de Barcelos (2001, 2004, 2015a) sobre as crenças dos professores e a
relação entre a competência emocional junto à prática pedagógica, de Bruening
(2018), quanto aos estudos realizados sobre a aprendizagem socioemocional, de
Figueiredo (2019), que aborda a interação do aluno-professor no processo de ensinoaprendizagem e de Goleman (2011), com relação à inteligência emocional. Como
percurso metodológico, classificamos esta pesquisa como um estudo de caso de
abordagem qualitativa, cujos dados foram gerados a partir de um questionário
aplicado com três professores de LI que atuam no Ensino Médio em escolas públicas no interior da Paraíba. Como resultados principais, identificamos que os
colaboradores deste trabalho conhecem o documento que normatiza as competências
socioemocionais no currículo escolar e as consideram importantes em suas práticas
por favorecerem a implementação de uma educação humanitária, contribuindo para
um processo de ensino-aprendizagem de LI bem mais significativo. |
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