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O papel das competências socioemocionais na formação docente e no ensino de língua inglesa: estudo de caso sobre crenças de professores de ensino médio

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dc.contributor.author Cunha, Sabrina Pequeno da
dc.date.accessioned 2024-09-16T11:37:43Z
dc.date.available 2024-09-16T11:37:43Z
dc.date.issued 2024-08-08
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32738
dc.description CUNHA, S. P. O papel das competências socioemocionais na formação docente e no ensino de língua inglesa: estudo de caso sobre crenças de professores de ensino médio. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Desde 2020, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018a) sugerem que as escolas brasileiras incluam competências socioemocionais em seus currículos, integrando emoções às disciplinas, naturalizando o aprendizado emocional. Para isso, é preciso que o professor atue como um auxiliar na promoção de atitudes que impulsionem a Inteligência Emocional dos aprendizes(Goleman, 2011). Diante dessa demanda, surgem os questionamentos: O que sabem os professores sobre as competências socioemocionais? Como desenvolvem suas próprias competências? Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as crenças de professores de Língua Inglesa (LI) sobre as competências socioemocionais e o impacto dessas crenças no ensino da língua-alvo. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: (i) Discutir os conceitos de crença e de competências socioemocionais na formação de professores de inglês; (ii) Explicar a relação das crenças e das competências socioemocionais com ensino de LI; e (iii) descrever como os professores buscam desenvolver essas competências em seus alunos de Ensino Médio. Como suporte teórico para a realização deste estudo, nos apoiamos nas contribuições de Barcelos (2001, 2004, 2015a) sobre as crenças dos professores e a relação entre a competência emocional junto à prática pedagógica, de Bruening (2018), quanto aos estudos realizados sobre a aprendizagem socioemocional, de Figueiredo (2019), que aborda a interação do aluno-professor no processo de ensinoaprendizagem e de Goleman (2011), com relação à inteligência emocional. Como percurso metodológico, classificamos esta pesquisa como um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujos dados foram gerados a partir de um questionário aplicado com três professores de LI que atuam no Ensino Médio em escolas públicas no interior da Paraíba. Como resultados principais, identificamos que os colaboradores deste trabalho conhecem o documento que normatiza as competências socioemocionais no currículo escolar e as consideram importantes em suas práticas por favorecerem a implementação de uma educação humanitária, contribuindo para um processo de ensino-aprendizagem de LI bem mais significativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Competências socioemocionais pt_BR
dc.subject Ensino de língua Inglesa pt_BR
dc.subject Crenças pt_BR
dc.title O papel das competências socioemocionais na formação docente e no ensino de língua inglesa: estudo de caso sobre crenças de professores de ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


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