UEPB - Repositório Digital

Estratégias de inclusão com uma criança com deficiência visual na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brandão, Maria Emanuela de Araújo
dc.date.accessioned 2024-09-17T11:11:12Z
dc.date.available 2024-09-17T11:11:12Z
dc.date.issued 2024-08-19
dc.identifier.other CDD 371.911
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32742
dc.description BRANDÃO, M. E. A. Estratégias de inclusão com uma criança com deficiência visual na educação infantil. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo relatar as estratégias de inclusão junto a uma criança com deficiência visual na educação infantil, admitindo que estas ações são fundamentais para a construção de uma escola inclusiva e para a inclusão da criança ao ensino regular. Para tan to, utilizou-se como metodologia a pesquisa de observação participante, como meio para aprofundar o conhecimento sobre o tema, sendo, em nossa concepção, a mais alinhada com os objetivos deste trabalho. A partir do presente estudo, concluiu-se que a inclusão da crian ça com deficiência no espaço da Educação Infantil é permeada por aspectos que dificultam sua efetividade, como a falta de materiais e de formações especificas para os docentes sobre Educação Especial e inclusão, como constatou-se através dos estudos e da experiência da autora. Todavia, vimos que é possível que a criança com deficiência visual seja incluída no sistema regular e que se desenvolva nos aspectos educacionais através de caminhos alterna tivos e estratégias pedagógicas alicerçadas em estudos sobre esta deficiência, traçando práti cas mais inclusivas. Constata-se ainda que, as práticas devem contemplar a todos os alunos, considerando as demandas identificadas pelo docente a respeito das especificidades da cri ança com esta deficiência, estando, portanto, alinhadas com o paradigma atual de inclusão defendidos pelos documentos oficiais da área da Educação Especial, que asseguram à pessoa com deficiência o direito de ser e estar nas instituições de ensino junto com todos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Estratégias pedagógicas pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Estratégias de inclusão com uma criança com deficiência visual na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta