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Este trabalho tem como objetivo relatar as estratégias de inclusão junto a uma criança com
deficiência visual na educação infantil, admitindo que estas ações são fundamentais para a
construção de uma escola inclusiva e para a inclusão da criança ao ensino regular. Para tan to, utilizou-se como metodologia a pesquisa de observação participante, como meio para
aprofundar o conhecimento sobre o tema, sendo, em nossa concepção, a mais alinhada com
os objetivos deste trabalho. A partir do presente estudo, concluiu-se que a inclusão da crian ça com deficiência no espaço da Educação Infantil é permeada por aspectos que dificultam
sua efetividade, como a falta de materiais e de formações especificas para os docentes sobre
Educação Especial e inclusão, como constatou-se através dos estudos e da experiência da
autora. Todavia, vimos que é possível que a criança com deficiência visual seja incluída no
sistema regular e que se desenvolva nos aspectos educacionais através de caminhos alterna tivos e estratégias pedagógicas alicerçadas em estudos sobre esta deficiência, traçando práti cas mais inclusivas. Constata-se ainda que, as práticas devem contemplar a todos os alunos,
considerando as demandas identificadas pelo docente a respeito das especificidades da cri ança com esta deficiência, estando, portanto, alinhadas com o paradigma atual de inclusão
defendidos pelos documentos oficiais da área da Educação Especial, que asseguram à pessoa
com deficiência o direito de ser e estar nas instituições de ensino junto com todos. |
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