Resumo:
Este trabalho tem como objetivo relatar as estratégias de inclusão junto a uma criança com
deficiência visual na educação infantil, admitindo que estas ações são fundamentais para a
construção de uma escola inclusiva e para a inclusão da criança ao ensino regular. Para tan to, utilizou-se como metodologia a pesquisa de observação participante, como meio para
aprofundar o conhecimento sobre o tema, sendo, em nossa concepção, a mais alinhada com
os objetivos deste trabalho. A partir do presente estudo, concluiu-se que a inclusão da crian ça com deficiência no espaço da Educação Infantil é permeada por aspectos que dificultam
sua efetividade, como a falta de materiais e de formações especificas para os docentes sobre
Educação Especial e inclusão, como constatou-se através dos estudos e da experiência da
autora. Todavia, vimos que é possível que a criança com deficiência visual seja incluída no
sistema regular e que se desenvolva nos aspectos educacionais através de caminhos alterna tivos e estratégias pedagógicas alicerçadas em estudos sobre esta deficiência, traçando práti cas mais inclusivas. Constata-se ainda que, as práticas devem contemplar a todos os alunos,
considerando as demandas identificadas pelo docente a respeito das especificidades da cri ança com esta deficiência, estando, portanto, alinhadas com o paradigma atual de inclusão
defendidos pelos documentos oficiais da área da Educação Especial, que asseguram à pessoa
com deficiência o direito de ser e estar nas instituições de ensino junto com todos.
Descrição:
BRANDÃO, M. E. A. Estratégias de inclusão com uma criança com deficiência visual na educação infantil. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.