UEPB - Repositório Digital

Diseño de una propuesta metodológica para la enseñanza de ELE en la modalidad de Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Aryella Karen Lima
dc.date.accessioned 2024-10-16T11:00:33Z
dc.date.available 2024-10-16T11:00:33Z
dc.date.issued 2023-11-22
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32769
dc.description BARBOSA, A. K. L. Diseño de una propuesta metodológica para la enseñanza de ELE en la modalidad de Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA). 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A educação de jovens e adultos se concentra em proporcionar processos formativos a pessoas que estão fora da idade convencional para a educação formal, abordando diversas realidades sociais e adaptando-se a necessidades específicas de aprendizagem. Desta forma, este estudo apresenta como os métodos de ensino podem ser utilizados através de diferentes possibilidades didáticas e interdisciplinares para os estudantes cumprir exigencias do público em questão. Nesse sentido, esta pesquisa também é qualitativa uma vez que deseja explicar as interrogantes que surgem ao longo da sua elaboração. (Fonseca, 2002, p.31). Além disso, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos (EPJA) na Latinoamérica, com ênfase no Brasil e especificamente no estado/província da Paraíba. Por sua vez, os objetivos específicos incluem refletir sobre as vantagens e desafios do ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE) no contexto da EPJA; explicar quais são os métodos (audiovisual e audiolingual), bem como suas contribuições para os aprendizes brasileiros nas aulas de ELE, sob uma perspectiva interdisciplinar e afetiva. A abordagem metodológica foi do tipo bibliográfica. Para isso, baseamo-nos nos estudos de Freire (1996), referência na área pedagógica; Barros (2015) para os métodos e abordagens de aprendizagem de línguas estrangeiras; Arnold (2015) que aborda estratégias afetivas; Alexopoulou (2012) em Linguística Aplicada, e BOVO (2004) em estratégias interdisciplinares. Os resultados mostram que os métodos audiolingual e audiovisual dialogam com as necessidades dos alunos em nível de alfabetização, além de proporcionarem ao professor diversas oportunidades de desenvolvimento de aula, com o objetivo de promover aulas com conteúdos interdisciplinares e dinâmicos, como a utilização de telenovelas e microcontos que dialoguem de forma significativa com a vivência do estudante. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Isabela Cristina Tavares da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Permanente de Jovens e Adultos - EPJA pt_BR
dc.subject Ensino de língua espanhola pt_BR
dc.subject Língua estrangeira pt_BR
dc.title Diseño de una propuesta metodológica para la enseñanza de ELE en la modalidad de Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta