Resumo:
Esta pesquisa analisa como a psicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo da criança com TDAH. Configura-se como uma pesquisa descritiva analítica, realizada por meio de estudo de livros e de artigos, além de utilização de um questionário com professores da Educação Física nas pré-escolas da rede privada e rede pública de ensino na cidade de Esperança - PB, totalizando quatro professores participantes. Então, Objetiva-se entender a possível contribuição da psicomotricidade em crianças com TDAH; assim como, compreender a relação entre cognição e psicomotricidade, investigando as práticas psicomotoras nas pré-escolas e analisando e comparando a realidade da prática docente e como a tal, contribuem para um melhor desenvolvimento de aprendizagem da criança com TDAH. Os resultados mostraram que o papel do professor educador físico é de extrema importância para as crianças que apresentam TDAH, mesmo que não tenham uma formação para a educação infantil, esses profissionais tem um papel importante no desenvolvimento da criança, e estes têm se dedicado na contribuição do processo inclusivo das mesmas. Como aporte teórico, utilizou-se autores a exemplo de Wallon (1971), Nicola (2013), Silva (2014) entre outros.
Descrição:
LUNA, F. B. Psicomotricidade no desenvolvimento cognitivo de crianças com TDAH. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.