Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar o processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma Instituição de Ensino Superior - IES pública do estado da Paraíba. Sabemos que o número de pessoas diagnosticadas com o TEA tem aumentado consideravelmente. Assim, se faz necessário estudos a respeito do processo de inclusão de pessoas com TEA nos mais diversos ambientes, inclusive no campo acadêmico. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa como método de investigação científica de modo a obtermos uma compreensão holística dos fatos. O instrumento metodológico escolhido para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada no início de junho de 2024. Participaram da pesquisa quatro tutores de estudantes com TEA da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Os resultados da pesquisa indicaram que o programa de tutoria vem se mostrando como uma das ações que mais contribui para o processo de inclusão dos estudantes com TEA, entretanto, ainda existem algumas barreiras a serem vencidas, temos muito ainda para lutar. Dessa forma, concluímos que, há várias ações que podem facilitar o processo de inclusão no ensino superior, desde a acessibilidade física e digital ao próprio suporte acadêmico. Mas para proporcionar um ambiente acadêmico inclusivo, é preciso fazer mais, é necessário que todos envolvidos nesse processo sejam conscientizados, que haja combate ao bullying, e que os educadores sejam capacitados. A inclusão só será efetiva de fato, quando a sociedade for inclusiva.
Descrição:
ALVES, E. V. A. Processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista na concepção de estudantes tutores da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.