UEPB - Repositório Digital

Processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista na concepção de estudantes tutores da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Edna Vanessa de Andrade
dc.date.accessioned 2024-10-22T10:38:22Z
dc.date.available 2024-10-22T10:38:22Z
dc.date.issued 2024-09-17
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32786
dc.description ALVES, E. V. A. Processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista na concepção de estudantes tutores da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar o processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma Instituição de Ensino Superior - IES pública do estado da Paraíba. Sabemos que o número de pessoas diagnosticadas com o TEA tem aumentado consideravelmente. Assim, se faz necessário estudos a respeito do processo de inclusão de pessoas com TEA nos mais diversos ambientes, inclusive no campo acadêmico. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa como método de investigação científica de modo a obtermos uma compreensão holística dos fatos. O instrumento metodológico escolhido para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada no início de junho de 2024. Participaram da pesquisa quatro tutores de estudantes com TEA da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Os resultados da pesquisa indicaram que o programa de tutoria vem se mostrando como uma das ações que mais contribui para o processo de inclusão dos estudantes com TEA, entretanto, ainda existem algumas barreiras a serem vencidas, temos muito ainda para lutar. Dessa forma, concluímos que, há várias ações que podem facilitar o processo de inclusão no ensino superior, desde a acessibilidade física e digital ao próprio suporte acadêmico. Mas para proporcionar um ambiente acadêmico inclusivo, é preciso fazer mais, é necessário que todos envolvidos nesse processo sejam conscientizados, que haja combate ao bullying, e que os educadores sejam capacitados. A inclusão só será efetiva de fato, quando a sociedade for inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Processo de inclusão pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.title Processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista na concepção de estudantes tutores da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta