Resumo:
Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre as concepções de Docentes direcionadas às práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede pública estadual de ensino e outra da rede particular de ensino da cidade de Campina Grande. A leitura é um produto cultural de grande importância para a sociedade, pois é a partir dela que os sujeitos se desenvolvem, em todos os sentidos, porque entendemos que o desenvolvimento da leitura é algo que exige muito esforço tanto dos discentes quanto dos professores. Então, trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, em que houve participação de dois professores: um do ensino médio de escola particular e outro do EJA de escola pública, procurando entender concepção dos docentes sobre leitura enquanto objeto de ensino. Para isso, nos ancoramos nos estudos de Bakhtin (1997), Chartier (1999), Geraldi (2004) e Freire (1981), entre outros, que sugerem que os professores devem ser hábeis em diferentes formas de ensino. Os resultados apontam que incluir o ensino de leitura de forma eficiente exige esforço por parte do docente e estratégias de ensino eficazes.
Descrição:
GUERRA, D. L. B. Concepção de leitura como objeto de ensino no olhar do professor. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.