UEPB - Repositório Digital

Concepção de leitura como objeto de ensino no olhar do professor

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guerra, Denize Lima de Brito
dc.date.accessioned 2024-10-22T10:45:30Z
dc.date.available 2024-10-22T10:45:30Z
dc.date.issued 2024-06-17
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32789
dc.description GUERRA, D. L. B. Concepção de leitura como objeto de ensino no olhar do professor. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre as concepções de Docentes direcionadas às práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede pública estadual de ensino e outra da rede particular de ensino da cidade de Campina Grande. A leitura é um produto cultural de grande importância para a sociedade, pois é a partir dela que os sujeitos se desenvolvem, em todos os sentidos, porque entendemos que o desenvolvimento da leitura é algo que exige muito esforço tanto dos discentes quanto dos professores. Então, trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, em que houve participação de dois professores: um do ensino médio de escola particular e outro do EJA de escola pública, procurando entender concepção dos docentes sobre leitura enquanto objeto de ensino. Para isso, nos ancoramos nos estudos de Bakhtin (1997), Chartier (1999), Geraldi (2004) e Freire (1981), entre outros, que sugerem que os professores devem ser hábeis em diferentes formas de ensino. Os resultados apontam que incluir o ensino de leitura de forma eficiente exige esforço por parte do docente e estratégias de ensino eficazes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.title Concepção de leitura como objeto de ensino no olhar do professor pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta