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Análise das estratégias de comunicação do polo sindical e das organizações da agricultura familiar da Borborema – Paraíba

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dc.contributor.author Lima, Euzelir Fidelis de
dc.date.accessioned 2024-10-25T12:04:34Z
dc.date.available 2024-10-25T12:04:34Z
dc.date.issued 2017-12-19
dc.identifier.other CDD 070.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32794
dc.description LIMA, Euzelir Fidelis de. Análise das Estratégias de Comunicação do Polo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema – Paraíba. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A nossa pesquisa pautou-se em analisar os vários formatos e estratégias de comunicação do Polo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema, na Paraíba, no tocante a divulgação de novos elementos da agricultura familiar e da promoção da agroecologia na região da Borborema. Neste sentido, fundamentamos os conceitos nos autores, Kunsch, Bordenave, Peruzzo, Covre, Cattani, os quais teorizam sobre o tema. Aplicou-se o método de pesquisa de estudo de caso por entender que é uma abordagem de investigação em ciências sociais simples ou aplicadas. Consiste na utilização de um ou mais métodos. Segundo Yin (1994) Caracteriza-se por descrever um evento ou caso de uma forma longitudinal. Consiste geralmente no estudo aprofundado de uma unidade individual, tal como: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma instituição, um evento cultural. O estudo de caso pode ser conduzido para um dos três propósitos básicos: explorar, descrever e explicar. Além de ser do tipo descritivo-exploratório por mapear os vários métodos e instrumentos produzidos pelo Polo da Borborema. Dentre tantas ações desta entidade aprofundamos a análise do caso especifico da “Mosca Negra”, na região da Borborema, no ano de 2010. Neste período, o Governo, através da Secretaria de Agricultura do Estado, investe 250 mil reais em agrotóxico para aplicação nas lavouras. Diante desse fato, o Polo da Borborema mobilizou uma campanha de esclarecimento sobre a “Mosca Negra”, sobre as consequências do uso dos agrotóxicos para o meio ambiente, para a saúde das pessoas e animais, e solicitando ao Governo, que o controle da praga fosse realizado com produtos naturais. Essa estratégia foi fundamental para a mudança de postura do Governo e o posicionamento da Mídia, em relação ao uso e compra de produtos naturais para aplicar nas lavouras, em vez dos agrotóxicos. Nesse momento percebeu-se com maior clareza a importância da comunicação integrada, gerando a interação social e não sendo sujeitos passivos dos processos comunicacionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ms. Maria de Fátima Cavalcante Luna pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Comunicação organizacional pt_BR
dc.subject Polo Sindical pt_BR
dc.subject Campanha da Mosca Negra pt_BR
dc.subject Estratégias de comunicação pt_BR
dc.subject Borborema-PB pt_BR
dc.title Análise das estratégias de comunicação do polo sindical e das organizações da agricultura familiar da Borborema – Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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