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A nossa pesquisa pautou-se em analisar os vários formatos e estratégias de comunicação do Polo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema, na Paraíba, no tocante a divulgação de novos elementos da agricultura familiar e da promoção da agroecologia na região da Borborema. Neste sentido, fundamentamos os conceitos nos autores, Kunsch, Bordenave, Peruzzo, Covre, Cattani, os quais teorizam sobre o tema. Aplicou-se o método de pesquisa de estudo de caso por entender que é uma abordagem de investigação em ciências sociais simples ou aplicadas. Consiste na utilização de um ou mais métodos. Segundo Yin (1994) Caracteriza-se por descrever um evento ou caso de uma forma longitudinal. Consiste geralmente no estudo aprofundado de uma unidade individual, tal como: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma instituição, um evento cultural. O estudo de caso pode ser conduzido para um dos três propósitos básicos: explorar, descrever e explicar. Além de ser do tipo descritivo-exploratório por mapear os vários métodos e instrumentos produzidos pelo Polo da Borborema. Dentre tantas ações desta entidade aprofundamos a análise do caso especifico da “Mosca Negra”, na região da Borborema, no ano de 2010. Neste período, o Governo, através da Secretaria de Agricultura do Estado, investe 250 mil reais em agrotóxico para aplicação nas lavouras. Diante desse fato, o Polo da Borborema mobilizou uma campanha de esclarecimento sobre a “Mosca Negra”, sobre as consequências do uso dos agrotóxicos para o meio ambiente, para a saúde das pessoas e animais, e solicitando ao Governo, que o controle da praga fosse realizado com produtos naturais. Essa estratégia foi fundamental para a mudança de postura do Governo e o posicionamento da Mídia, em relação ao uso e compra de produtos naturais para aplicar nas lavouras, em vez dos agrotóxicos. Nesse momento percebeu-se com maior clareza a importância da comunicação integrada, gerando a interação social e não sendo sujeitos passivos dos processos comunicacionais. |
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