Resumo:
A Paraíba é um dos estados que apresenta as maiores reservas e extração de argilas bentonitas
do Brasil, no entanto, grande parte da população deste estado desconhece o fato, bem como as
potencialidades químicas para pesquisa, desenvolvimento de compostos e aplicações
tecnológicas de fins cosméticos, higiene para animais de estimação, fundição, matérias para
pintura e argamassas. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo utilizar o tema
“bentonita paraibanas” como tema gerador em aulas de química do EJA sobre o conteúdo de
tabela periódica. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática, numa perspectiva CTSA
e de forma contextualizada e interdisciplinar, em uma turma do V Ciclo, contendo 20 alunos
matriculado com idade entre 18 a 30 anos, em uma escola pública do município de Cubati-PB.
Foram contemplas as seguintes etapas: investigação sobre os conhecimentos prévios dos alunos
relacionados ao tema; socialização do tema e discussão sobre os impactos e interação no meio
social; inserção e discussão do conteúdo tabela periódica associado à estrutura química da
bentonita; e avaliação da aprendizagem e da aceitação da metodologia aplicada na inserção do
conteúdo químico. Os dados foram obtidos em uma análise qualitativa e descritiva, como
também as observações realizadas em sala e da aplicação de questionários via Google Forms.
No primeiro momento, foi aplicado um questionário inicial, com o intuito de realizar uma
sondagem a respeito do tema. Após a execução da sequência, foi aplicado um segundo
questionário, a fim avaliar metodologia desenvolvida. Conforme a aplicação da sequência
didática, justamente com os dados obtidos nos questionários e observações realizadas durante
as aulas, pôde-se desenvolver uma aula contextualizada e interativa, que despertou o senso
crítico dos alunos e possibilitou uma aprendizagem mais significativa, como também contribuiu
no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Descrição:
ALVES, Eduarda Silva. Bentonitas paraibanas como tema gerador para o ensino de química na educação de jovens e adulto. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.