UEPB - Repositório Digital

Bentonitas paraibanas como tema gerador para o ensino de química na educação de jovens e adulto

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Eduarda Silva
dc.date.accessioned 2024-11-18T10:43:38Z
dc.date.available 2024-11-18T10:43:38Z
dc.date.issued 2023-09-12
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32855
dc.description ALVES, Eduarda Silva. Bentonitas paraibanas como tema gerador para o ensino de química na educação de jovens e adulto. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A Paraíba é um dos estados que apresenta as maiores reservas e extração de argilas bentonitas do Brasil, no entanto, grande parte da população deste estado desconhece o fato, bem como as potencialidades químicas para pesquisa, desenvolvimento de compostos e aplicações tecnológicas de fins cosméticos, higiene para animais de estimação, fundição, matérias para pintura e argamassas. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo utilizar o tema “bentonita paraibanas” como tema gerador em aulas de química do EJA sobre o conteúdo de tabela periódica. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática, numa perspectiva CTSA e de forma contextualizada e interdisciplinar, em uma turma do V Ciclo, contendo 20 alunos matriculado com idade entre 18 a 30 anos, em uma escola pública do município de Cubati-PB. Foram contemplas as seguintes etapas: investigação sobre os conhecimentos prévios dos alunos relacionados ao tema; socialização do tema e discussão sobre os impactos e interação no meio social; inserção e discussão do conteúdo tabela periódica associado à estrutura química da bentonita; e avaliação da aprendizagem e da aceitação da metodologia aplicada na inserção do conteúdo químico. Os dados foram obtidos em uma análise qualitativa e descritiva, como também as observações realizadas em sala e da aplicação de questionários via Google Forms. No primeiro momento, foi aplicado um questionário inicial, com o intuito de realizar uma sondagem a respeito do tema. Após a execução da sequência, foi aplicado um segundo questionário, a fim avaliar metodologia desenvolvida. Conforme a aplicação da sequência didática, justamente com os dados obtidos nos questionários e observações realizadas durante as aulas, pôde-se desenvolver uma aula contextualizada e interativa, que despertou o senso crítico dos alunos e possibilitou uma aprendizagem mais significativa, como também contribuiu no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. Deoclécio Ferreira de Brito. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject tema gerador pt_BR
dc.subject CTSA pt_BR
dc.subject argila bentonita pt_BR
dc.title Bentonitas paraibanas como tema gerador para o ensino de química na educação de jovens e adulto pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta