Resumo:
As Pesquisas reportam que a utilização da Sequência Didática (SD) no processo de
ensino e aprendizagem da educação básica, vem sendo utilizado como recurso
didático que colabora de forma positiva com o envolvimento dos estudantes nas
aulas de química, além de ajudar é evidenciar as temáticas social que estão
presentes no cotidiano dos alunos. Nesse contexto, a pesquisa em tela, objetivou a
sistematização de artigos que abordassem a SD como recurso pedagógico do
ensino e aprendizagem em Química. Este estudo se caracteriza de natureza
qualitativa, o lócus foi a “Revista Química Nova na Escola”, o período delimitado
para fazer a busca nos artigos que contemplavam a temática em estudo, foi 2018 a
2022. Após a pesquisa os dados foram organizados conforme as seguintes
categorias: Título, Tema, Objetivos e Recursos Didáticos. Os dados foram
organizados em tabelas e discutidos à luz do referencial teórico. Concluiu-se que a
utilização da SD em sala de aula, em suas variadas abordagens, agrada aos alunos,
e se constituem como ferramenta de grande importância para auxiliar os professores
no ensino de conteúdos escolar, bem como possibilita aos estudantes uma
aprendizagem mais representativa, colabora para dialogar com as questões do
cotidiano dos envolvidos no processo de consolidação do conhecimento.
Descrição:
OLIVEIRA FILHO, José João de. Química Nova na escola: Relato dos artigos publicados no período de 2018 a 2022 sobre sequência didática. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.