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O livro didático é um material importante no processo de ensino e aprendizagem, sendo uma
ferramenta útil tanto para os docentes quanto para os estudantes. Ele serve como um guia para
o ensino, fornecendo informações, contextos e atividades que contribuem para o planejamento
das aulas dos professores. Assim, o livro didático da Educação de Jovens e Adultos precisa ser
inclusivo, contextualizado e evidenciar a vivência dos estudantes. Sobre a gramática, sabemos
de sua importância no estudo de uma língua e se ela é ensinada de forma descontextualizada
nos livros didáticos, compromete a aprendizagem dos alunos. A partir das minhas experiências
obtidas nos componentes do Estágio Supervisionado II, foi observado que os livros didáticos
necessitavam contextualizar a gramática. Com base nesta curiosidade de investigação, nossa
pergunta de pesquisa foi: “Até que ponto o LD da EJA de língua inglesa de 2014 viabiliza o
trabalho com gramática contextualizada?” Para responder a essa pergunta, o objetivo geral da
pesquisa foi analisar se o LD da EJA de língua inglesa promove o ensino e a aprendizagem da
gramática contextualizada, conforme indicado pelo PNLD de 2014. Para atingir esse objetivo,
foram estabelecidos dois objetivos específicos: (i) discutir as questões teóricas sobre o ensino
da gramática contextualizada; (ii) analisar a unidade 1 do LD de inglês da EJA de 2014 para
identificar a existência ou não da proposta de trabalho com a gramática contextualizada e (iii)
propor sugestões de questões de gramática contextualizada. Os procedimentos metodológicos
incluíram uma revisão bibliográfica situada na área de Linguística Aplicada, com abordagem
qualitativa. O livro analisado foi o EJA Moderna para o nono ano, publicado no ano de
2013.Para o aporte teórico, foram abordados tópicos como, conhecendo brevemente sobre a
EJA, O PNLD e o Livro Didático da EJA e o conceito de Gramática Contextualizada, com base
em autores como Fontela; Machado, o Parecer do CNE (2000), o PNLD EJA (2014), Jardim,
Silva; Vilela (2016) e Antunes (2007;2014). Ao analisar as atividades propostas no livro
didático, identificamos atividades de gramática descontextualizadas e propomos atividades
gramaticais com base no contexto de cada capítulo. |
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