dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do YouTube no ensino de língua espanhola durante o período pandêmico e pós-pandêmico. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. O presente trabalho contribuirá para a área de ensino de línguas estrangeiras, ao analisar as contribuições do YouTube como material didático. Além disso, o trabalho pode servir de base para a elaboração de políticas educacionais e diretrizes para o ensino de línguas estrangeiras com o uso de novas tecnologias. Por isso, utilizam-se como aporte teórico as contribuições de Luz e santos (2022), Radom-Aizik (2020), Ribeiro e Medina (2022), Rosa (2021), Puhl e Araujo (2012), Andrade (2014), Fonseca e Silva ( 2019), Botteentuit Junior (2011), Vygotsky (1987), Dal Molin (2019), Dornelles (2015), Felicetti e Morosini (2007), Paiva (2005). O recurso oferece uma variedade de conteúdos, incluindo vídeos de aulas, exercícios, atividades culturais e entretenimento, sendo acessível e fácil de usar, o que o torna uma opção viável para o ensino remoto e presencial. Outro ponto a considerar é que a plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo com conexão à internet, o que o torna uma opção viável para alunos de diferentes contextos socioeconômicos com diferentes suportes de acesso. Do ponto de vista docente, o suporte do YouTube é intuitivo, permitindo o aproveitamento por professores que têm diferentes níveis de experiência. Os resultados da pesquisa apontam que o YouTube é um recurso didático proveitoso, apesar de limitações como o acesso a internet e a seleção de conteúdo, para o ensino de língua espanhola, por isso, destacam-se alguns canais com finalidades educativas e/ou informativas: Tio Spanish, Tu Escuela Español e Espanhol para Brasileiros. |
pt_BR |